Praia do Forte volta ao WSL

A paradisíaca Praia do Forte, situada no município de Mata de São João, no litoral norte da Bahia, volta ao calendário da World Surf League (WSL), entidade que promove as principais competições internacionais de surfe, após 8 anos fora do circuito. Entre os dias 26 de abril e 1° de maio, o local, eleito como uma das cinco melhores praias do Brasil para a prática do surfe e também conhecida como a Polinésia brasileira, será o palco do QS 1500 Praia do Forte Pro, etapa válida pelo WSL Qualifying Series, divisão de acesso do Circuito Mundial. São esperados cerca de 200 atletas de 20 países nas categorias masculina e feminina, ambas com 1.500 pontos em jogo para os campeões. Entre os homens, os atletas competirão pelo total de US$ 25 mil em prêmios. Já as mulheres terão US$ 15 mil distribuídos entre as melhores colocadas.

Silvana Lima (CE) na Praia do Forte / Foto Daniel Smorigo

Silvana Lima (CE) na Praia do Forte / Foto Daniel Smorigo

Para os surfistas dos países da América do Sul, o resultado também vale 1.000 pontos no ranking 2016 da WSL South America, que define o campeão sul-americano da temporada. O prazo para inscrição dos atletas filiados à WSL vai até 12 de abril pelo sistema online do www.wslsouthamerica.com. Após essa data, os atletas ainda poderão se inscrever até o dia 22 de abril, caso ainda restem vagas.

O Praia do Forte Pro marca o retorno da Praia do Forte ao cenário internacional. Na única competição disputada no local, em 2008, o atual campeão mundial Adriano de Souza, o ‘Mineirinho’, foi o dono da festa na categoria masculina, enquanto a cearense Silvana Lima levou o título na feminina. O evento nasce da união entre ele e a freesurfer Marina Werneck, em associação com a Outside Produções, Agência Califórnia, Zerotrês / 213 Sports e MW Projetos. Além de ser o primeiro evento da World Surf League no Brasil em 2016, o Praia do Forte Pro dá o pontapé inicial no SeaFlowers Crown of Surfing, tríplice coroa do surfe feminino no Brasil.

Além das batalhas na água, o evento terá diversas atrações ao longo da semana. Estão previstos shows na sexta-feira (29/4) e no sábado (30/4), no Projeto Tamar da Praia do Forte. Os projetos sociais da região também serão apoiados, a exemplo do Onda Verde, baseado na vila do Diogo, e do grupo de capoeira Esporão, do professor Kiko Macaco, um dos primeiros nativos a surfar na Praia do Forte. Um coquetel de boas vindas será promovido no Tivoli Eco Resort Praia do Forte, reunindo atletas, convidados e imprensa.

Por Tamy Oliveira

Compartilhe.