Piscina de ondas para surfe é um dos projetos do Turco Loco para a cidade de São Paulo

Turco Louco na Layback Park / Foto DivulgaçãoTurco Louco na Layback Park / Foto Divulgação

Restaurar todas as pistas de skate da capital e criar centros de referência também são promessas de campanha em sua plataforma de trabalho

Alberto “Turco Loco” Hiar foi um dos políticos que mais incentivou o surfe, o skate, e o rock na cidade de São Paulo. As leis que hoje se comemoram os dias desses segmentos são de sua autoria, enquanto exerceu o cargo de vereador em 94 e de deputado estadual, em dois mandatos, em 98 e 2002.

Agora, Turco Loco volta a concorrer a um cargo eletivo, como vereador. Dono da marca Cavalera e atual presidente da Abest, a Associação Brasileira de Estilistas, Turco surge com força e promessas de projetos que irão revolucionar a cultura de rua e os esportes radicais na cidade caso consiga colocá-los em prática.

Em sua plataforma, dentre os vários projetos apresentados, estão a construção de um centro que vai acolher a cultura de rua para revelar novos talentos, um raio X já levantado por sua equipe das pistas espalhadas na cidade que necessitam de restauro e, um dos mais ousados: a implantação de uma piscina de ondas para surfe na cidade, nos moldes das famosas piscinas com ondas Wavegarden.

InnerSport bateu um papo com este empresário que é apaixonado por São Paulo, na última segunda-feira, dia 26, na Layback Park, onde ocorreu um encontro com vários membros de bandas de rock que fizeram história na década de 80 e que apoiam a sua candidatura.

InnerSport – Turco, nas visitas que você fez nas pistas de skate em São Paulo, quais foram os problemas encontrados e o que você pretende fazer para melhorá-las?
Turco – Percebi que os skatistas estão sem representatividade. As pistas foram feitas de qualquer jeito e muitas estão abandonadas. Nós temos muitas pistas de skate na cidade, no entanto, foram construídas sem mão de obra qualificada. Muitas sem material adequado e nem qualidade. Essas pistas, hoje, estão detonadas. E, ao visitar essas pistas percebi na garotada que andam nelas uma certa revolta. Eles só têm aquela pista no bairro para se divertirem e até mesmo treinarem. Muitas dessas pistas foram usadas para ganhar votos. O candidato que não entende vem, constrói, inaugura, vai embora e a pista em questão de pouco tempo já fica imprestável. E o que era para ser durável e de boa qualidade se torna um perigo para quem utiliza, porque com o tempo começa a surgir muitos buracos.

Nossa intenção é restaurar todas essas pistas e deixá-las prontas para a prática do skate, dando condições de praticar seu role com segurança. Em algumas aumentar a quantidade de obstáculos para a pista ficar mais completa. Uma vez realizado esse trabalho de restauro, iniciaremos os campeonatos para iniciantes e amadores na categoria feminino e masculino. Este é o nosso principal objetivo quando o assunto é o skate.

E, uma vez as pistas restauradas nós vamos cobrar uma zeladoria efetiva. Outra ideia minha é trabalhar para que dentro da secretaria de esporte exista um departamento que supervisione todas as pistas espalhadas pelo município. Todas elas estão em lugares públicos, então, nada mais justo que o poder público cuide.

Foto Divulgação

Foto Divulgação

InnerSport – Dentro das suas propostas também há um projeto ousado, que é a construção de uma piscina de ondas para surfe em São Paulo, para vários surfistas de todas as classes sociais. Como você pretende realizar este projeto?
Turco – Hoje, nós temos quatro títulos mundiais e isso fez com que o número de surfistas no município aumentasse absurdamente. No mundo, são mais de 40 piscinas particulares com ondas. E, se eu não estou enganado, vão inaugurar umas quatro piscinas no Brasil. A piscina pública com ondas de São Paulo que eu pretendo criar não vai trazer nenhum ônus à prefeitura. A ideia é fazer com que a prefeitura escolha um terreno adequado que não esteja sendo utilizado para nada e cedê-lo para a iniciativa privada que vai poder explorar este local como comodato. O terreno continuará sendo da prefeitura. Aí, entramos com a Parceria Público Privada. Ao invés da empresa que comprar essa ideia pagar um aluguel, ela vai criar em benefícios para que uma parcela mais carente da cidade tenha condições de praticar o surfe.

A ideia é que o local seja utilizado por iniciantes, amadores e até mesmo um profissional da modalidade. E, numa logística feita pela própria empresa ela vai poder explorar como meio financeiro. Será uma piscina que atenderá os dois públicos que vivem na cidade de São Paulo, para os mais carentes e para a parcela mais rica da sociedade que pegam ondas. O custo de um projeto desse, mais ou menos, é de uns $ 2 mil dólares por dia. Então, minha ideia é reduzir este custo ao máximo para fazer com que as pessoas tenham acesso ao surfe na cidade de São Paulo. Este espaço, caso seja concretizado, vai poder receber etapas de campeonatos, pode ter uma rede hoteleira e até um shopping. Enfim, estou confiante e tenho certeza que grupos econômicos irão se interessar por este projeto.

InnerSport – Para finalizar, fale um pouco sobre os centros de referência que você pretende implantar na cidade de São Paulo.
Turco – Na verdade nós pretendemos instaurar dois centros de referência na cidade de São Paulo: um que vai agregar a cultura de rua e street arte, que envolve o skate, uma modalidade da rua. Dentro do espaço nós também vamos ter o grafite, oficinas de hip hop entre outras atividades. Toda a cultura de rua estará dentro deste centro. Teremos biblioteca, workshop, videoteca. Vamos desenvolver palestras. Todo este aparato educacional, envolvendo a cultura de rua, será para enriquecer a comunidade carente. Lá eles terão acesso à leitura, esporte, dança. Se um cara quer ser DJ ou grafiteiro ele vai encontrar dentro deste centro elementos que vão alimentar a alma dele. O outro, no mesmo local, será um grande museu do skate, que vai resgatar toda a história e cultura do skate brasileiro.

Clique aqui e veja mais fotos do encontro das bandas de rock na Layback Park

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Compartilhe.