Peterson e Willian garantem as últimas vagas em J-Bay

Willian Cardoso (SC) (Pierre Tostee / WSL via Getty Images)Willian Cardoso (SC) (Pierre Tostee / WSL via Getty Images)

Nesta quarta-feira, rolou as primeiras eliminatórias dos homens, no Corona Open J-Bay, e o paranaense Peterson Crisanto e o catarinense Willian Cardoso conquistaram as últimas vagas para a terceira fase na bateria brasileira com o potiguar Jadson André, eliminado em 33º lugar na etapa sul-africana como o paulista Jessé Mendes.

Além das duas únicas representantes na elite feminina, mais quatro brasileiros que terminaram em último lugar nas suas baterias de estreia no Corona Open J-Bay na terça-feira, competiram no segundo dia da etapa sul-africana do World Surf League Championship Tour. O paulista Jessé Mendes foi o primeiro a entrar no mar e terminou em último novamente, contra o francês Jeremy Flores e o português Frederico Morais. Esta foi a primeira baixa do Brasil.

A repescagem foi fechada com um confronto 100% verde-amarelo e o paranaense Peterson Crisanto surfou a melhor onda da bateria para vencer por 13,07 pontos. A nota 7,50 recebida foi decisiva para superar os 12,20 pontos do catarinense Willian Cardoso e os 11,86 do potiguar Jadson André. Willian ficou com a última vaga para a terceira fase e Jadson foi eliminado em 33º lugar como Jessé Mendes, com ambos recebendo apenas 265 pontos para o ranking e a premiação mínima de 10.000 dólares pelas suas participações no evento.

Apesar das duas baixas, dez brasileiros seguem na disputa do título do Corona Open J-Bay, que nos dois últimos anos foi vencido pelo paulista Filipe Toledo. Willian Cardoso terá outro duelo brasileiro pela frente, com o cearense Michael Rodrigues na décima bateria. Os outros enfrentam surfistas de países diferentes. O primeiro a disputar classificação para as oitavas de final será o bicampeão mundial Gabriel Medina, na terceira bateria com o norte-americano Griffin Colapinto.

Peterson Crisanto (PR) (Pierre Tostee / WSL via Getty Images)

Peterson Crisanto (PR) (Pierre Tostee / WSL via Getty Images)

Na sequência, o catarinense Yago Dora enfrenta o australiano Ryan Callinan na quarta bateria, o campeão mundial Adriano de Souza entra na quinta com o vice-líder do ranking, Kolohe Andino, dos Estados Unidos, e o paulista Deivid Silva, que no último domingo conquistou o título do primeiro QS 10000 do ano em Ballito, está na sexta com o francês Jeremy Flores. Estes são os brasileiros que estão na chave de cima do evento, que vai apontar o primeiro finalista do Corona Open J-Bay.

A chave de baixo será aberta pelo bicampeão da etapa sul-africana, Filipe Toledo, que começou a defender o título com os recordes da primeira fase – nota 9,10 e 17,60 pontos – e agora vai enfrentar o convidado da África do Sul para esta etapa, Michael February, na nona bateria. A décima é o duelo brasileiro de Michael Rodrigues e Willian Cardoso e depois tem Peterson Crisanto na 14.a bateria com o havaiano Seth Moniz, o paulista Caio Ibelli na 15.a encarando a fera Kelly Slater e o potiguar Italo Ferreira disputando a última vaga para as oitavas de final com o australiano Jack Freestone.

Compartilhe.