Paulistas saem na frente na disputa do Rip Curl Grom Search

Pódio Feminino / Foto Marcio DavidPódio Feminino / Foto Marcio David

Os paulistas dominaram as quatro finais na etapa inicial do Rip Curl Grom Search 2018, no domingo (28), na Prainha, em São Francisco do Sul/SC. Eduardo Motta foi o campeão da mirim (sub16); Sophia Medina, irmã caçula de Gabriel Medina, levou na feminina (sub16); Caio Costa foi o melhor da iniciante (sub14); e Guilherme Fernandes faturou a grommet (sub12).

Guilherme Fernandes durante o Rip Curl, na Prainha, em São Francisco do Sul/SC / Foto Marcio David

Caio e Guilherme foram dois grandes destaques no evento. O primeiro fez duas finais, sendo o quarto na mirim, enquanto que o segundo garantiu a única nota dez, para somar 19 pontos de 20 possíveis. A competição, que contou com boas ondas de até 1,5 metro, reuniu surfistas de dez estados e também prestou homenagem ao surfista Jean da Silva, falecido em 2017 e que por dez anos foi atleta da equipe Rip Curl.

Dos quatro vencedores, Eduardo Motta e Caio Costa já são “velhos” conhecidos, com títulos no Circuito, na grommet. Sophia e Gui comemoraram as suas primeiras conquistas em grande estilo. Os “donos da casa” também chegaram junto, tendo atletas nas quatro finais, sendo três deles em segundo lugar: Wallace Vasco, na mirim, Lanai Henrique, na feminina, e Heitor Mueller, na iniciante. Davi Glazer foi o quarto na sub12.

Vale ressaltar que Heitor Mueller, local da Prainha, foi o grande nome do primeiro dia, garantindo um 9,5. O Instituto Gabriel Medina (IGM) também foi destaque vencendo três das quatro categorias, com Gui, Caio e Sophia. No total, foram nove atletas entre os 16 finalistas da etapa.

Gabriel Medina, vibrou com a vitória de Sophia. Ele acompanhou a disputa pela transmissão ao vivo pela internet e logo após postou um depoimento em sua rede social. “Parabéns pequena! Feliz por você. Aproveita! Te amo”, declarou o primeiro brasileiro campeão mundial e que também passou pelo Rip Curl Grom Search quando adolescente, sendo também campeão internacional, em 2010, na Austrália, antes de explodir como profissional.

Fora do mar, o evento foi marcado pela diversão para os atletas e público. Os competidores, inclusive, tiveram uma área vip com frutas e Guaraná Antarctica gelado, além de uma confraternização no sábado à noite no Bar do Banana, com pais e técnicos juntos. A segunda e última etapa do Rip Curl Grom Search 2018, apresentado por Guaraná Antarctica, está confirmada para os dias 24 e 25 de fevereiro, na Praia de Geribá, em Búzios/RJ, que recebeu muito bem o evento no ano passado.

Os campeões da mirim e da feminina, na soma das duas etapas, estarão garantidos na final internacional do evento, em algum lugar do mundo, com a viagem custeada pela Rip Curl, um prêmio mais do que especial para talentos da nova geração. A próxima etapa será em Búzios para definir os campeões que representarão o Brasil.

Por Fabio Maradei

Compartilhe.