ONG Social Skate e EDP realizam o “Festival da Colheita”

A ONG Social Skate e o Instituto EDP irá promover, neste próximo domingo, 9 de agosto, um dia totalmente especial para a comunidade de Calmon Viana, em Poá, no extremo Leste de São Paulo, com o “Festival da Colheita ONG Social Skate”. A ideia é colher e doar as hortaliças cultivadas pelos próprios alunos da ONG aos moradores, colaboradores do EDP e aos familiares dos alunos da própria Instituição.

Horta Comunitária Social Skate / Foto Divulgação

Para o presidente da ONG Social Skate e também responsável pela horta, Sandro Testinha, o momento marcará uma nova fase do projeto. “A primeira fase era diminuir o impacto do lixo e entulho no local. Conseguimos! Agora, é mostrar que um espaço como este deve e tem de ser usado para ações saldáveis, como a que vamos realizar neste próximo fim de semana. Este lugar não deve ser lembrado pelas novas gerações como local de descarte de lixo. Ele deve ser lembrado como um lugar de descarte de alegria, de energias positivas”, informou Testinha, sorrindo, mas num tom de muita seriedade.

O evento será na rua Dona Guaraciaba, 564, no bairro de Calmon Viana, e neste dia o endereço não receberá descarte irregular, receberá muitas atividades esportivas e lúdicas, das 9 às 14 horas. E o início será com o “Tour na Horta”: momento que os visitantes terão de conhecer todo o processo trabalhado na horta comunitária, com direito de até plantar algumas sementes e também de degustar os produtos cultivados.

Enquanto isso um grupo de artistas grafiteiros irão dar cor no muro ao redor da horta, trazendo mais vida ao local. A arte da dança de rua e B.boys da comunidade também estarão presentes e alegrando mais ainda o evento.

O skate marcará sua presença com uma competição no formato “salto em altura”, que foi denominado como o “Pulo na Horta”, com High Jump e Ollie. Em segunda os alunos da ONG Social Skate, que participam do projeto Manobra do Bem, irão realizar uma apresentação com manobras para seus pais e ao público presente.

E, simbolizando mais ainda as atividades praticadas nas ruas, a ONG Social Skate irá promover o famoso “futebol golzinho”, uma modalidade oficiosa e recreativa de futebol de rua, onde não há goleiros e a área dos gols é bem menor que o da baliza do futsal, com a marcação feita com chinelos. Os convidados poderão participar deste desafio.

Toda esta festa será para comemorar um ano do convite do Instituto EDP à ONG Social Skate, que juntos transformaram um lugar que antes era visto como local de descarte irregular de lixo e entulho numa horta comunitária saudável, rica em hortaliças sem agrotóxicos.

Para Paulo Ramicelli, assessor da diretoria do Instituto EDP, “a ação representa a realização de um desejo de transformar um espaço ocioso, improdutivo e de risco social, num local que produza vida, por meio das atividades de cultivo de hortas comunitárias, prática esportiva, valorização cultural e desenvolvimento local”, disse.

O desafio teve início em 2017 com financiamento do Instituto EDP, que também cedeu a área onde a horta foi implantada, com parceria da ONG Cidades Sem Fome, que teve um processo importante no acompanhamento e na capacitação dos responsáveis pelo cultivo, plantio e preparo da terra e o objetivo é promover a alimentação saudável e fomentar o comércio local.

No espaço foram plantadas alface, tomate, alcachofra, pimentão, repolho, entre outras hortaliças. O projeto ainda promove a capacitação de pequenos produtores participantes da iniciativa e provê suporte técnico durante todo o processo do plantio.

“Hoje, eu tenho que agradecer o Instituto EDP e a ONG Cidades Sem Fome. Eles não imaginam o bem que fizeram quando confiaram na gente este grande desafio que foi transformar um local abandonado num pedaço cheio de vida e muito verde. Assumimos o comando da horta e também mudamos a realidade de um trecho da rua ao lado da horta, local que sonhamos em um dia construir a sede oficial e definitiva da nossa Instituição”, revelou Leila Vieira, pedagoga da ONG Social Skate.

Serviço:
Festival da Colheita
Data: Domingo, 9 de setembro
Horário: das 9 às 14h
Endereço: Rua Guaraciaba, 564 – Calmon Viana, Poá

Por Charles Roberto

Compartilhe.