O que vai acontecer no Itacaré Surf Music?

Podio de 2017 / Foto Igor Neves)Podio de 2017 / Foto Igor Neves)

Altas ondas, muito sol, água quente, culinária deliciosa e muita simpatia do povo baiano. Esses são os atrativos do Itacaré Surf Music, que vai promover a primeira etapa do Circuito Mundial do WSL Qualifying Series no Brasil esse ano, para homens e mulheres competirem nas ondas da Praia da Tiririca, de 18 a 21 de outubro em Itacaré, no sul da Bahia.

O evento somará 1.000 pontos para o ranking mundial da World Surf League e também para o da WSL South America, que define os campeões sul-americanos da temporada. No ano passado, só teve competição masculina e o paulista Deivid Silva foi o campeão. Na categoria feminina, o evento também somará 1.000 pontos e uma das atrações será a equatoriana Dominic Barona, que venceu uma etapa do QS realizada em julho deste ano em Itacaré e lidera o ranking sul-americano da WSL South America.

Além do show de surf, o evento ainda contará com ações sociais e de sustentabilidade, além de um festival de música com grandes bandas do Brasil. A cultura também será um ponto forte, com apresentações de grupos da cidade. Outras modalidades esportivas como o slackline e skate também se apresentarão durante o evento.

No cenário ecológico, Itacaré possui a maior variedade da flora mundial por metro quadrado e, pensando nisso, o evento manteve a tradição do espaço Ecologia em parceria com a Associação de Surf de Itacaré (ASI Ambiental), Instituições Ambientais locais e a rede de ensino de Itacaré (escolas da zona urbana, rural, públicas e particulares), que estarão presentes confirmando a importância de relacionar assuntos do meio ambiente e a participação da geração futura em eventos.

Oficinas monitoradas, ambientais, educativas, culturais e esportivas, farão parte da programação. Utilizando recreação pedagógica, as instituições apresentarão seus trabalhos. Uma das ações oferecidas será o plantio de árvores com mudas produzidas e doadas pelo Instituto Floresta Viva e Biofábrica. As sementes são de árvores da região da Costa do Cacau e esta ação será gerenciada pela Secretaria de Meio Ambiente de Itacaré e Instituto Floresta Viva.

Na música, mantendo a tradição de combinar o surf e o som, o Itacaré Surf Music terá grandes bandas em sua grade de programação. No dia 19 haverá show com as bandas X-Four, Bruta Raça, Dost e Maneva. Já no dia 20 será a vez de Adão Negro e Ponto de Equilíbrio se apresentarem no paraíso baiano.

Por Victor Kruschewsky

Compartilhe.