“O melhor treino para o surf é surfar… Será?

Marcio TorresSabemos que toda modalidade desportiva depende de uma preparação especifica, seja ela física, psíquica ou técnica para que meios afins sejam atingidos e uma parte dessa preparação, é melhorar condições fisiológicas e motoras da modalidade em questão. Atualmente a evolução do surf trouxe-nos a necessidade de atitudes mais radicais dentro da água, com melhorias de desempenho e agressividade nas manobras. No entanto, não basta apenas o talento de muitos que é naturalmente nato, precisamos dar nossa contribuição para que nosso surf melhore cada vez mais.

Aspectos fisiológicos do treinamento podem ser melhorados fora da água como:

Força: por meio do método de circuit training, podemos ter um ganho significativo no trabalho de aumento da capacidade muscular, aumento da resistência e fortalecimento dos músculos trabalhados no surf. Melhorando assim a resposta do corpo a cada manobra realizada, a habilidade do surfista é muito importante para realização das manobras, porém, o controle do corpo e a força para absorver a energia da onda são fundamentais para conclusão das manobras.

Resistência: o sistema cardiorrespiratório tem função determinante na melhora da capacidade de remada, técnicas respiratórias, relaxamento e aproveitamento de oxigênio no surf. Todo o corpo precisa do melhor aproveitamento possível do oxigênio para uma resposta rápida e eficaz na prática do surf, uma vez que temos a combinação dos dois sistemas energéticos dentro da água, o aeróbio e anaeróbio trabalhando alternadamente.

Flexibilidade: Aumentando a amplitude de movimentos melhoramos nossa agilidade e destreza, isso aliados a uma maior mobilidade dentro da água, alem de diminuir a incidência de lesões, contribuímos para um surf mais “limpo” com movimentos mais precisos. Não podemos apenas melhorar nossos equipamentos e recursos, sem um treinamento especifico. Realizar um treinamento específico a surfista que melhora não somente a performances dentro da água, como também a preparação física fora da água, técnicas de remada, natação, condicionamento cardiorrespiratório e resistência.

Hoje em dia a preparação física, aliada a prática do surf é uma realidade. Não vemos mais um esporte sendo praticado sem o trabalho de um preparador físico ou de uma preparação para a prática segura do mesmo, o esporte caminha de forma evolutiva na sua totalidade e o surfe não foge á regra. É importante que cada vez mais os novos surfistas e profissionais do surfe se conscientizem de que há necessidade de se estar preparado quando chegar a hora “de ir lá para fora e botar para baixo na maior da série” Portanto vemos na preparação física especifica ao surf, uma grande importância para que o surf seja cada vez mais bem executado prevenindo lesões e aumentando o desempenho e aproveitamento nas manobras, tornando-se cada vez mais um esporte saudável e belo.

O projeto Preparasurf foi criado para atender todas as classes e faixas etárias praticantes de surf que não tem acesso constante à praia e consequentemente as ondas todos os dias, proporcionando assim condições de manter os surfistas sempre preparados fisicamente para os dias de surf.

Marcio Torres é surfista, formado em educação física e idealizador do Projeto Preparasurf e agora integra ao InnerSport como colunista sobre preparação física e saúde -Para saber mais entre em contato no email 

O Preparasurf foi criado para atender todas as classes e faixas etárias praticantes de surf que não tem acesso constante a praia e consequentemente as ondas todos os dias, proporcionando assim condições de manter os surfistas sempre preparados fisicamente para os dias de surf.

Compartilhe.