O Brasil é recordista de títulos mundiais Pro Junior

Lucas Silveira (RJ) (Masurel / WSL)Lucas Silveira (RJ) (Masurel / WSL)

Com sete conquistas nas dezessete edições completadas com o carioca Lucas Silveira sendo o campeão de 2015 no início deste ano em Portugal. Depois de Pedro Henrique, que agora disputa o Circuito Mundial representando Portugal, onde mora há vários anos, o hoje campeão mundial da World Surf League, Adriano de Souza, foi o primeiro brasileiro a vencer na Austrália, em 2003.

Deivid Silva (SP) (Susu Nasser)

Deivid Silva (SP) (Susu Nasser)

O cearense Pablo Paulino repetiu o feito em 2004 e ainda foi bicampeão em 2007. O paulista Caio Ibelli também ganhou na Austrália o caneco de 2011 e o campeão mundial Gabriel Medina faturou o título na única edição realizada no Brasil, o HD World Junior Championship de 2013 na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC). O próximo desafio para a nova geração está confirmado para os dias 5 a 7 de maio e a grande novidade é o limite de idade para a categoria, que a World Surf League baixou de 20 para 18 anos a partir de 2016.

As inscrições ainda estão abertas pelo sistema online do www.wslsouthamerica.com e os brasileiros são maioria entre os que já confirmaram participação até o momento. Outros países, como Peru, Argentina, Uruguai, Chile e Equador, também estarão representados na primeira seletiva sul-americana da WSL South America no Peru.

Por João Carvalho

Compartilhe.