Mostrinhos entram em ação

Adriano de Souza (CE) na Sub-12 (Lima Junior / Pena)

Adriano de Souza (CE) na Sub-12 (Lima Junior / Pena)

A segunda das três etapas do Pena Little Monster 2017 será disputada nos dias 26 a 28 de maio na bela cidade de Itacaré, no litoral sul da Bahia. Os monstrinhos de 6 a 20 anos de idade já vão competir nas ondas da Praia da Tiririca, com o sistema de prioridade de escolha da próxima onda, utilizado nas etapas da World Surf League. A principal categoria é a Pro Junior Sub-20 masculina e feminina, válida pelo Circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP).

As outras são divididas por idade, Sub-16, Sub-14, Sub-12, Sub-10 e Sub-08. “É muito importante essa passagem do Circuito por Itacaré”, destaca Amélio Junior, diretor da Top 16 Promoções, que realiza o Pena Little Monster. A última etapa do circuito na Bahia foi em 2015. “É um local de boas ondas, um povo muito acolhedor e um visual incrível na Praia da Tiririca, onde vai rolar o evento. Destaco também o belíssimo trabalho que a diretoria da ASI (Associação de Surf de Itacaré) vem realizando e parabenizo a Prefeitura de Itacaré, que não mediu esforços para viabilizar a volta do Pena Little Monster esse ano”.

A novidade no Pena Little Monster de Itacaré foi a inclusão de mais uma categoria em relação as que foram disputadas na etapa de abertura no Ceará, a Sub-14 feminina. Em Paracuru, todas as meninas competiram na Pro Junior, com as mais jovens não tendo muitas chances contra as mais experientes. A cearense Larissa dos Santos conquistou o bicampeonato nas ondas do Ronco do Mar, vencendo a conterrânea Yanca Costa na final para largar na frente na corrida pelo título brasileiro Pro Junior de 2017. A segunda batalha por pontos no ranking da ABRASP será em Itacaré e o Rio de Janeiro vai sediar a última etapa do Pena Little Monster.

Nesse ano, os cearenses dominaram os pódios da principal categoria nas ondas do Ronco do Mar. Larissa dos Santos conquistou o bicampeonato na final com Yanca Costa e Mathias Ramos ganhou a decisão masculina com Jannifer de Souza. Nas categorias amadoras dos monstrinhos, mais três cearenses comemoraram vitórias em casa, Cauã Costa na Sub-14, Adriano de Souza na Sub-12 e Guilherme Lemos na Sub-10. Os outros títulos foram para o Rio Grande do Norte, com Mateus Sena ganhando a Sub-16 e Victor Santos sendo o campeão da Sub-8.

Por João Carvalho

Compartilhe.