perfil_marcioAumente a resistência nas remadas e seu desempenho dentro da água através do desenvolvimento dos sistemas aeróbios e anaeróbios. O surf tem uma característica mista tanto aeróbia quanto anaeróbia, utilizando-se destas duas vias metabólicas. Explicando melhor, estas vias metabólicas são formas de produção de energia para o nosso corpo, no surf a via aeróbia se manifesta no trabalho de longa duração como na remada (resistência), a via anaeróbia se manifesta no trabalho de curta duração como ato de se erguer ficando em pé num só movimento, nas manobras, na partida repentina em busca da onda, etc. (explosão).

Dicas para se preparar fora da água quando estiver longe do mar:

1 – Em um treinamento especifico para o surf use uma combinação de ambos sistemas de energia aeróbico (com oxigênio) e anaeróbio (sem oxigênio).

2 – Para melhorar sua aptidão cardiovascular para o surf, o surfista precisa desses dois sistemas de energia simultaneamente, portanto sempre procure treinar com intervalos ativos, ou seja, faça sempre entre uma serie e outra de exercicios algum exercício aerobio como pedalar ou pular corda.

3 – Um erro comum, é acreditar que se está se preparando para surfar e aumentando sua resistencia dentro da água apenas fazendo horas de corrida. Um trabalho initerrupto de corrida certamente vai aumentar sua resisitencia á fadiga, mas não será um trabalho especifico alterne este trabalho com series de flexões, por exemplo, e terá maior resultado dentro da água.

4 – Surfistas precisam fazer é um treinamento intervado usando períodos específicos de alternancia de estimulos (como acontece dentro da água), e exercícios especificos que vão aumentar tanto a sua resistencia nas remadas quanto melhorar seu condicionamento geral para todas as manobras.

O projeto Preparasurf foi criado para atender todas as classes e faixas etárias praticantes de surf que não tem acesso constante a praia e consequentemente as ondas todos os dias, proporcionando assim condições de manter os surfistas sempre preparados fisicamente para os dias de surf.

Marcio Torres é surfista, formado em educação física e idealizador do Projeto Preparasurf e agora integra ao InnerSport como colunista sobre preparação física e saúde -Para saber mais entre em contato no email – O Preparasurf conta com o apoio das marcas Rusty, HB Hot-Buttered e Nias Tour”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.