Matheus Herdy brilha na abertura do Oi Pro Junior Series

Mateus Herdy (SC) (Foto: Pedro Monteiro / Oi Pro Junior)Mateus Herdy (SC) (Foto: Pedro Monteiro / Oi Pro Junior)

O atual campeão mundial da categoria Pro Junior Sub-18, foi o primeiro surfista a se destacar na abertura do Oi Pro Junior Series nas ondas da sexta-feira, 10, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O catarinense Mateus Herdy estreou na segunda bateria do dia, com as marcas a serem batidas no campeonato, nota 7,50 e 12,75 pontos. Ninguém conseguiu superar neste primeiro dia.

O evento começou com duas vitórias catarinenses. Uriel Sposaro ganhou a primeira e o campeão mundial Mateus Herdy venceu a segunda, não dando qualquer chance aos adversários. Ele ganhou nota 7,50 em um aéreo full-rotation e totalizou 12,75 pontos. Mateus não tinha feito inscrição no prazo, mas decidiu participar do evento na última hora, então teve que entrar na primeira fase. Senão, seria um dos dezesseis cabeças de chave que só estreiam na segunda e última rodada de oito baterias.

“Eu entrei na bateria sem qualquer pressão, as ondas estão bem divertidas e eu até queria que tivesse mais tempo na água, porque está bem legal de surfar”, disse Mateus Herdy. “Está demorando um pouco para entrar as ondas que abrem mais pra fazer manobras, mas está bem divertido pra competir. Eu consegui achar umas boas e eu sabia o que teria que fazer pra garantir minha classificação, então foi tranquilo”.

Com a classificação em primeiro lugar Mateus Herdy vai enfrentar os cabeças de chave Leonardo Barcelos e Mateus Sena na segunda bateria novamente, completada pelo chileno Tomas Bock, que passou em segundo no confronto que abriu a disputa pelo título sul-americano Pro Junior de 2019 da WSL South America.

Entre os cabeças de chave que vão estrear na segunda fase do Oi Pro Junior Series neste sábado, estão dois surfistas que competiram no Mundial Pro Junior do ano passado junto com ele na Ilha Taiwan, o paulista Eduardo Motta escalado na primeira bateria e o peruano Raul Dañino na quinta. O atual campeão sul-americano Pro Junior, Samuel Pupo, e o peruano Jhonny Guerrero, completaram o time, porém já estouraram o limite de idade para participar da categoria Sub-18. Pupo foi até as semifinais na Ilha Taiwan e ficou em terceiro lugar.

Compartilhe.