Margaret River: o pico, curiosidades e previsão!

 Margaret River / Foto Joli Margaret River / Foto Joli

Margaret River é uma cidadezinha localizada no Sudoeste da Austrália a 277 quilômetros de Perth, principal cidade da costa oeste da Austrália. É uma região conhecida pelo turismo e produção de vinhos, com paisagens maravilhosas, mas é mundialmente famosa pela consistência e qualidade de suas ondas. O Drug Aware Margaret River Pro é a 3ª etapa do WCT e a janela de espera para realização do campeonato, vai do dia 8 de abril (7 de abril a noite no Brasil) até 19 de abril (18 de abril a noite no Brasil). Esse evento já existe há 31 anos, porém entre 1991 e 2013 ele não fez parte do WQS e apenas em 2014 ele voltou a participar do calendário da elite do Surf mundial.

 Adriano de Souza / Foto Surfing WA/Instagram.

Adriano de Souza / Foto Surfing WA/Instagram.

As ondas em Margaret River estão entre as mais consistentes da Austrália e podem quebrar de 2 a 15 pés. A esquerda é ainda mais constante e é uma onda bem power com muita parede. A direita tem um drop mais difícil e pode rolar um tubo no começo dela, abrindo uma parede mais curta que a esquerda, porém extremamente manobrável. Além do pico principal, ainda há a possibilidade do campeonato acontecer em The Box e North Point que são ondas que podem ficar épicas. The Box é um típico Slab, ou seja, uma onda bizarra com um lip extremamente grosso que quebra sobre uma laje de corais rasa e pode proporcionar tubos profundos. A onda é somente esse tubo e requer muita técnica e habilidade para se posicionar bem e fazer a onda no “timing” correto. Não quebra sempre e precisa de uma combinação de fatores (swell de oeste com período alto e vento de sudeste/leste) para funcionar bem.

Já North Point é considerada uma das melhores ondas da Austrália. Em um bom dia, a onda começa lá no outside e já proporciona uma seção de tubo longa e insana por lá, então ela engorda um pouquinho para depois encontrar um inside um pouco menor em tamanho, porém super cavado e tubular. Também precisa de um Swell grande com período alto e de Sudoeste para funcionar bem.

Alguns dados e fatos sobre a 3ª etapa da WSL, o Drug Aware Margaret River Pro: ano passado The North point quebrou de gala, mas como ainda não era opção para o campeonato, os prós ficaram somente observando. O primeiro Margaret River Pro da história foi vencido por Mark Occhilupo em 1985, vencendo o 4 vezes campeão mundial Mark Richards na final. O evento de 1990 ocorreu com ondas de até 6 metros de altura, e muitos consideram o campeonato com as maiores ondas já realizado na Austrália. O evento de 1999 ocorreu de tudo. Altas ondas, finais apertadas e até alguns tubarões nadando embaixo de Taj Burrow enquanto ele pegava uma onda. Em 2004 Neco Padaratz estava “on fire” e venceu o evento que teve altas ondas a semana toda. Em 2006 também com altas ondas Occy venceu seu segundo Margaret River Pró, depois de mais de 20 anos da vitória inicial.
Jacqueline Silva venceu o evento feminino em 2007. Mineirinho ganhou a etapa ano passado.

E o que a previsão diz para o Drug Aware Margaret River Pro desse ano?A previsão para os primeiros dias de campeonato é de ondas pequenas à médias, entre 1m e 1,5m porém com boa formação. A chance da WSL colocar o campeonato já na sexta-feira (quinta-feira à tarde/noite no Brasil) é alta. Quinta-feira (14 de abril) tem a previsão de um swell de oeste bastante considerável, e dia 16 está previsto um outro swell ainda mais parrudo que pode ser aproveitado para os últimos dia da janela de espera. Entretanto, ainda há muita incerteza se realmente esses Swells vão vingar na costa oeste da Austrália. É esperar para ver!

Por Caio ComSurf

 

Compartilhe.