Lucas Borba conquista pódio no Open Shimano

Lucas Borba no Cerro Catedral / Foto Claudio OlguínLucas Borba no Cerro Catedral / Foto Claudio Olguín

O catarinense Lucas Borba fez bonito na abertura da edição de 2018 do Open Shimano, ano em que a principal competição latino-americana de downhill comemora dez anos de existência. Na primeira de três etapas da temporada, realizada em Cerro Catedral, em Bariloche (ARG), Luquinha garantiu um lugar no pódio, ao terminar a corrida na quarta colocação entre os profissionais. O título ficou com chileno Mauricio “el Taka” Acuña, seguido do colombiano Marcelo Gutierrez. Completaram o top 5 o equatoriano Mario Jarrin, em terceiro lugar, e o argentino Jerónimo Paez, em quinto.

Pódio da categoria PRO em Bariloche (Claudio Olguín / Open Shimano)

Após garantir a segunda colocação na fase qualificatória, buscar um lugar entre os cinco melhores do continente passou a ser a principal meta de Lucas Borba no fim de semana. “Confesso que fiquei surpreso ao terminar o dia do qualy no segundo lugar. Aí, vi que poderíamos fazer uma boa prova e lutar por uma boa posição no pódio”, contou Luquinha. “Esta foi minha primeira vez competindo nesta etapa. O fato de disputar o título com os atletas locais e os experientes estrangeiros que sempre competem nessa prova, me deixou muito feliz”, completou.

A etapa comemorativa dos dez anos do Open Shimano contou com mais de 170 pilotos inscritos, que puderam estrear um novo traçado no tradicional circuito da Ladeira Sul de Cerro Catedral. “Essa pista era realmente de outro planeta. Nunca tinha pedalado em um terreno como esse. Havia muita areia e pó em todo o circuito, o tempo todo a bike ficava instável, exigindo equilíbrio puro dos atletas, sem contar com os quase cinco minutos de descida. Foi incrível”, destacou Luquinha.

Por Gustavo Coelho

Compartilhe.