Líderes barrados no QS 10000

public during Round 1 of EDP Billabong Pro Ericeira 2018public during Round 1 of EDP Billabong Pro Ericeira 2018

Samuel Pupo e o único argentino, Santiago Muniz, não começaram bem o QS 10000 EDP Billabong Pro Ericeira. Mas, o peruano Alonso Correa ganhou a bateria seguinte e o carioca Lucas Silveira passou em segundo na última participação sul-americana na primeira fase. Os únicos que voltaram ao mar para competir nas sete baterias da segunda fase que fecharam a segunda-feira (24/9), foram os primeiros que se classificaram, Rafael Teixeira e Marco Giorgi.

Yago Dora (SC) (@WSL / Poullenot)

Yago Dora (SC) (@WSL / Poullenot)

O uruguaio passou em segundo de novo na bateria que o peruano Lucca Mesinas foi eliminado. E o capixaba Yago Dora completou a segunda dobradinha brasileira do dia. Yago já está na segunda da terceira fase, enquanto o pernambucano Ian Gouveia perdeu na segunda-feira, antes da estreia do catarinense.

Foram duas baterias seguidas com brasileiros disputando classificação. Na do Yago, Rafael Teixeira passou junto com ele superando o paulista Victor Bernardo e o japonês Hiroto Ohhara. Na do Ian, outro capixaba foi eliminado, Krystian Kymerson, pelo neozelandês Ricardo Christie e o sul-africano Dylan Lightfoot.

Outra baixa importante do Brasil no primeiro dia aconteceu em mais uma participação dupla, com dois integrantes do grupo dos dez que se classificam para a elite dos top-34 da World Surf League. Precisando sair da incômoda penúltima posição na lista, o paulista Deivid Silva achou boas ondas para passar em primeiro lugar. Mas, o paranaense Peterson Crisanto, vice-líder do ranking, ficou em último. O líder é o havaiano Seth Moniz e ele também perdeu na bateria que fechou a segunda-feira e foi vencida pelo baiano Bino Lopes.

Mais uma derrota inesperada foi a do Alex Ribeiro, que chegou em Portugal na porta de entrada do G-10, em segundo na fila, atrás de outro paulista, Thiago Camarão. Ele vinha de vitória na etapa passada da “perna europeia” em Marrocos, mas não conseguiu superar o taitiano Mihimana Braye e o francês Joan Duru e já caiu duas posições no ranking só no primeiro dia.

Com a queda prematura dos líderes do ranking, Seth Moniz e Peterson Crisanto, eles podem assumir a ponta em Portugal. Outros fortes concorrentes são o japonês Kanoa Igarashi em terceiro lugar e o californiano Griffin Colapinto em quarto, que foi um dos destaques da segunda-feira em Ribeira D´Ilhas. Ele será um dos adversários de Deivid Silva e Rafael Teixeira na primeira bateria da terceira fase.

Por João Carvalho

Compartilhe.