Leilani McGonagle comemora primeira vitória

Podio (Max Petir)Podio (Max Petir)

A jovem surfista da Costa Rica, Leilani McGonagle, de apenas 17 anos de idade, conquistou o título com sua segunda nota 10 no último domingo, dia 8, nas ondas de Punta de Lobos. O Maui and Sons Pichilemu Women´s Pro, no Chile. Ela precisava disso para superar a australiana Freya Prumm, 26 anos, que tinha largado na frente com duas ondas que valeram 8,17. Leilani foi vice-campeã na final do ano passado com a campeã mundial Sofia Mulanovich e agora festejou sua primeira vitória no WSL Qualifying Series na inédita decisão sem nenhuma sul-americana em quatro anos do QS 1500 do Chile. A argentina Josefina Ané e a peruana Daniela Rosas, ficaram nas semifinais.

“Eu estava com muita vontade de ganhar esse evento, porque no ano passado fiquei em segundo, então estou muito feliz por ter conseguido minha primeira vitória no QS aqui”, disse Leilani McGonagle. “As ondas estavam superboas e não existe um evento com ondas tão boas como essas. Tomara que tenha um QS 6000 aqui nos próximos anos, porque as ondas têm muita qualidade para isso. Todas as meninas surfaram superbem e estou superfeliz por estar aqui, fazendo outra final e dessa vez ganhando o título então, não tenho palavras para descrever toda a emoção que estou sentindo agora”.

“Foi muito legal fazer a final com a Freya (Prumm), que é uma grande amiga minha”, disse Leilani McGonagle. “Eu sabia que tinha que surfar forte, porque ela começou bem e poderia aumentar a vantagem a qualquer momento. Eu estava um pouco nervosa, porque tinha pouco tempo e não sabia se ia pegar outra onda. Mas, no final apareceu essa superboa onda e me senti em casa. Eu necessitava de uma nota bastante alta e graças a Deus eu consegui fazer todas as manobras que tentei e estou muito contente pela nota 10”.

Com os 1.500 pontos da vitória no Chile, Leilani saltou da 47.a para a 32.a posição no ranking do WSL Qualifying Series e faturou o prêmio de 10.000 dólares oferecido a campeã. Apesar da derrota na final, Freya Prumm ficou satisfeita pelo vice-campeonato em sua primeira decisão em etapas do QS esse ano. Com os 1.125 pontos recebidos na primeira final sem nenhuma sul-americana em quatro edições do Maui and Sons Pichilemu Women´s Pro, a australiana subiu do 76.o para o 59.o lugar no WSL Qualifying Series.

Por João Carvalho

Compartilhe.