O Campeão Mundial e bi-brasileiro de SUP, Leco Salazar, está confirmado na primeira etapa do Surf Trip SP Contest 2018, em Maresias, que acontece neste sábado (30/6), mas não para competir. Uma ação organizada pela HD em parceria com Surf Trip levará à praia o atleta profissional que é patrocinado pelas duas empresas. Leco é um dos pioneiros no stand up, sendo o primeiro campeão brasileiro em 2009 e primeiro brasileiro a se tornar campeão mundial em 2012. Competidor nato, que mantém um índice de aproveitamento notável principalmente nas etapas dos mundiais realizadas no Brasil: venceu três de quatro realizadas.

O evento exclusivo para moradores da Grande SP e Capital, comemora a 17ª temporada com status de um dos eventos amadores mais fortes do país. Durante as competições em Maresias, a HD contratou um professor de surf para dar aulas ao público e a ideia é que Leco dê uns toques pra galera, universo que ele também já tem experiência. “Vai ser um prazer ajudar e compartilhar um pouco da minha experiência e comportamento dentro do mar. Meu pai (Picuruta Salazar) tem uma escola em santos no Quebra-Mar, no Canal 1, em Santos, e lá ele ministra aulas gratuitas pela prefeitura”, comenta Leco.

Há 10 anos competindo na modalidade, o foco do atleta agora é participar da primeira etapa do circuito mundial de SUP, que acontece em setembro em Nova Iorque, entre 18 e 23 de setembro. “Meu plano é esse, competir no circuito que me consagrou campeão mundial, além de participar de eventos regionais para me manter treinado”, comenta ele, que em 2008 estreou no SUP em um campeonato do Rico de Sousa realizado em Santos.

Outra evento mundial que Leco participará é o ISA Games, considerada as Olímpiadas do Surf, que acontece em novembro em Búzios. “Vou representar o país junto com o Caio Vaz. E em novembro será a vez de competir no circuito brasileiro de Ibiraquera (SC), onde disputarei meu terceiro título brasileiro. Falta só confirmar a realização da última etapa do mundial nas Ilhas Canárias, se realmente tiver, estarei lá também”, adianta o atleta.

Desde cedo Leco vive o universo das competições, por acompanhar sempre o pai Picuruta, dez vezes campeão brasileiro de Longboard. “Essa vivência me serviu de base para o Sup, já que aprendi muito em termos de competições convivendo com meu pai diariamente nesses eventos, repleto de grandes nomes do surf brasileiro”, ressalta.

Entre as modalidades do Surf Trip SP Contest, o SUP é uma das mais acirradas contando com atletas de alto-nível como Phellipe Gaspar e Roger Marques. “Acho ótimo a ideia de incluir a modalidade, pois muitos desses atletas participam do circuito brasileiro e vão atrás do título de melhor da Grande SP. É muito bom para a modalidade, que está um pouco carente no Brasil e incentiva cada vez mais o número de praticantes, além de servir como treino para as competições brasileiras e internacionais.

Cronograma – O evento tem início no sábado, a partir das 8 horas, com o primeiro round da categoria Open e as disputas rolam durante todo o dia até o fim de tarde.

Por Nancy Geringer

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.