Talento santista no Oi STU Open

João Formiguinha / Foto Pablo VazJoão Formiguinha / Foto Pablo Vaz

Nos últimos cinco dias do mês de abril, a cidade do Rio de Janeiro se transformou na maior arena de competição de skate da América Latina com a realização do Oi STU Open, na pista da Praça Duó, na Barra da Tijuca, que contou com o japonês Yuto Horigome campeão na categoria Open Masculino, a dobradinha brasileira no pódio da Open Feminina, com Pâmela Rosa em primeiro e Gabriela Mazetto em segundo e, da marcante participação do amador Lucas Alves, o jovem curitibano que despontou no evento e finalizou em terceiro no pódio entre os profissionais.

João Formiguinha / Foto Matheus Nogueira

João Formiguinha / Foto Pablo Vaz

No entanto, um outro amador também teve seu mérito neste evento de âmbito internacional. O Campeão Brasileiro de 2015, da Iniciante, o santista João Victor Alves da Silva, de 15 anos, que neste ano compete na Amador e finalizou o Oi STU Open na 42ª colocação, em meio aos mais de 170 atletas, entre profissionais e amadores. “Foi uma experiência única estar ao lado dos skatistas de vários países, com técnicas bem mais apuradas que a minha. Muitos deles eu só conhecia por vídeo e redes sociais”, disse João.

“Nas eliminatórias eu estava muito confiante e andei bem, não errei minhas manobras. Passei para a segunda etapa e também consegui executar minhas manobras com perfeição. Cheguei até a terceira fase, mas aí o nível aumentou e o peso de competir com profissionais foi mais responsa. Não consegui atingir a pontuação para passar de fase. Porém, valeu muitíssimo ter chegado lado a lado com os profissionais, que têm mais anos de experiência. Depois deste campeonato eu posso dizer com toda a convicção que eu estou remando pro lado certo. Agora, é focar mais nos treinos que eu chego lá e vou repesentar mais ainda os skatistas da Baixada Santista”, finalizou o jovem João.

Foto Matheus Nogueira

Foto Matheus Nogueira

No final do segundo round oito dos melhores skatistas amadores passaram a disputar de igual para igual com os atletas do primeiro escalão. Nas duas primeiras fases João Formiguinha, como é conhecido pela galera de Santos, manteve a técnica e foi preciso na execução e finalização das manobras ao lado dos melhores profissionais da atualidade e conquistou em sexto lugar. Na classificação geral João terminou em 42º, um ótimo resultado para alguém que participou pela primeira de um evento deste nível.

Formiguinha em breve fará uma turnê pela Europa para aperfeiçoar ainda mais suas manobras e, assim, crescer mais no esporte visando um lugar na equipe olímpica. O Atleta compete com o apoio das marcas Hammer Skatebord, New, Freedon Fog, 5upero, Everlong , Evolution Skate Shop e a Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes). Confira em vídeo a volta de João Formiguinha no Oi STU Open

Foto Marlon Tunisi

Foto Marlon Tunisi

Texto Charles Roberto

Compartilhe.