Jadson André conquista o Maresia Pro SP 2018

Foto: Divulgação/Aleko StergiouFoto: Divulgação/Aleko Stergiou

Jadson André confirmou a boa fase e repetiu a vitória na 2ª etapa do CBSurf Pro Tour, no Maresia Pro SP 2018, realizado no último domingo (12), na Praia de Maresias. Já entre as mulheres, um dos talentos da nova geração, a catarinense Tainá Hinckel, garantiu seu primeiro título em um campeonato profissional.

Tainá Hinckel/ Foto Divulgação/

Os dois vitoriosos levaram cada um R$ 10 mil, de um total de R$ 80 mil distribuídos aos melhores no evento, que iniciou na última sexta. Foram 128 atletas que disputaram a competição que ainda definiu a seleção para o ISA World Surfing Games, em Tahara, no Japão, no mês de setembro.

No dia decisivo do evento, as baterias femininas foram adiadas devido as condições climáticas. Antes das finais, o dono do show foi o paulista Weslley Dantas, que já tem em seu currículo o título mundial júnior. Na semifinal, marcou um 9,67 e depois um dez, para somar 19,67 pontos de 20 possíveis. Entre as meninas, Taís de Almeida fez 16,50.

Na final masculina, Weslley começou bem ao conseguir um 6,33. Jadson tentava bastante, entretanto, errava as manobras. Deivid Silva começou com um 7,93 e depois um 6,97, assumindo a ponta. Mas o potiguar voltou a surfar bem e garantiu a melhor onda da final, em uma bela esquerda, o líder do ranking conquistou um 8,33 que somado com um 6,9, garantiram a o primeiro lugar.

Deivid ainda tenou, mas a vitória ficou com Jadson, que comemorou com os amigos na beira da praia. “Tinha certeza de que seria muito difícil, mas meu pensamento era de fazer um excelente campeonato. As coisas foram acontecendo, fui ganhando ritmo durante o evento”, contou.

“Comecei a final toda errada. Caí em todas as ondas. Comecei há pouco tempo um trabalho de mentalização e respiração e era tudo que eu pensava. Respira, relaxa, que se não mandar oxigênio novo para o cérebro não vai funcionar. Veio aquela esquerda muito boa e deu tudo certo”, comemorou Jadson, agradecendo seu técnico, Danilo Costa, os patrocinadores, a namorada e familiares.

Com a vitória, o potiguar garantiu boa vantagem para o segundo colocado Geovane Ferreira, que parou na semifinal do Maresia Pro SP 2018.“Com sempre falei, tenho dois objetivos: voltar para a elite mundial e ser campeão brasileiro. Foi um passo gigante, mas sei que ainda tem muita coisa para acontecer. Mas ter duas vitórias dá uma confiança maior”, falou.

“Nas próximas etapas, quero manter a confiança e ir até mais forte”, complementou o vencedor, aproveitando para elogiar o novo Circuito Brasileiro e demonstrar a satisfação com a chance de chegar ao título. “Está alucinante, incrível, animal. É um ciclo novo que estamos vivendo no Brasil, muito importante e fico feliz. Às vezes você não entende porque algumas coisas acontecem. Caí do WCT, posso disputar o título brasileiro e estou surfando como se estivesse disputando o título mundial”, vibrou.

Atualmente, Jadson é o quinto no ranking mundial QS e, justamente por estar muito bem na classificação, e também ter como objetivo a volta ao WCT, optou por abrir mão da vaga para o ISA Games, para se concentrar nos próximos compromissos. Assim, o paulista Marcos Corrêa (terceiro no ranking) se juntará a Geovane Ferreira (vice-líder) para integrar o time, junto com Ian Gouveia, convidado da CBSurf.

Na feminina, as três primeiras do ranking foram convocadas – Larissa dos Santos, a potiguar Gil Ferreira e a carioca (que até ano passado morava na Austrália), Anne dos Santos, que também integrará a seleção no ISA Júnior, na Califórnia. Tainá chegou perto da vaga com a vitória, ficando a apenas 60 pontos. Na final, ela foi superior toda a bateria. Abriu com 6,67 e depois confirmou a vitória com uma nota no critério excelente – 8,83.

“Estou muito feliz. Primeiro evento profissional que ganhei. Sou amadora ainda e ganhei o profissional. Sensação indescritível. Não fui bem na primeira etapa e isso deixou uma mágoa grande, mas treinei muito para vencer aqui”, vibrou a surfista de apenas 15 anos.

Para a cearense Larissa Santos, o segundo lugar manteve a ponta do ranking e garantiu a vaga para o Mundial. “Foi muito bom fazer nova final, surfar bem e porque continuo na frente. Sempre Deus no lugar. Já estou pensando no Japão e agora é afiar para competir bem”, falou.

Vale lembrar que o CBSurf Pro Tour terá quatro etapas este ano, com o próximo encontro em Santa Catarina e a final em dezembro, na Bahia.

“Tivemos três finais de semana incríveis de campeonatos aqui em Maresias e todos com excelentes níveis técnicos. Ficamos felizes em manter São Paulo em evidência no cenário, confirmando ser o estado que revelou nomes como Gabriel Medina, Adriano de Souza e Filipe Toledo, entre tantos outros”, falou o presidente da Federação Paulista de Surf, Sílvio da Silva, o Silvério, citando também as realizações, do Hang Loose Surf Attack e do CBSurf Júnior Tour. “Temos de agradecer nossos parceiros pela realização de mais esse grande evento”, completou.

Por Redação InnerSport

Compartilhe.