Itacaré Surf Sound Festival

Alejo Muniz (SC) (Igor Neves)Alejo Muniz (SC) (Igor Neves)

A última sexta-feira amanheceu com boas ondas ainda na Praia da Tiririca para a estreia das principais estrelas do QS 1500 Itacaré Surf Sound Festival, no Sul da Bahia. A programação era realizar mais vinte baterias, porém, o vento apertou no meio da tarde agindo negativamente na formação das ondas e a competição foi suspensa. A última vitória da sexta-feira foi conquistada pelo atual líder do ranking sul-americano da WSL South America, Thiago Camarão.

O surfista do litoral norte paulista precisou trabalhar para superar os outros três brasileiros da bateria e só confirmou o primeiro lugar com as notas 7,25 e 6,30 que recebeu nas duas últimas ondas que surfou. Camarão sofreu uma contusão no joelho esquerdo e fez o possível para vencer as difíceis condições do mar, com as ondas fechando rapidamente na maioria e o forte vento maral que trouxe até chuva para a Praia da Tiririca. A última vaga do dia para a quarta fase do QS 1500 da Bahia, ficou com o pernambucano Alan Donato, com ele e Thiago Camarão eliminando o catarinense Yuri Gonçalves e o paulista Douglas Noronha.

“O mar ficou muito difícil, as condições não estavam favoráveis para nenhum atleta, mas consegui ali no final achar as ondas para me classificar”, disse Thiago Camarão. “Eu tracei duas estratégias para essa bateria. Uma delas era pegar a melhor onda, mas no decorrer da bateria não existia mais melhor onda. A segunda era ir para os aéreos e aí acabei sendo feliz para sair com a vitória. Eu tive uma lesão bem séria no joelho na final do Paulista Pro em Maresias, fiquei vinte dias sem entrar no mar e só voltei a surfar ontem (quinta-feira) aqui. Mas, estou me sentindo bem e bastante motivado para buscar esse título sul-americano, que é muito importante. Só que sempre foco bateria por bateria e o título será uma consequência”.

Se Thiago Camarão foi o último a vencer baterias na terceira fase, o primeiro foi o destaque da quinta-feira, Deivid Silva. Ele e o também paulista Flavio Nakagima barraram o peruano Adrian Garcia e o cearense Michel Roque.

Por João Carvalho

Compartilhe.