Israel Júnior vence a Pro e assume o Circuito Cearense

Israel JR foi o Campeão da PRO / Foto Lima Jr 
Israel JR foi o Campeão da PRO / Foto Lima Jr

A segunda etapa do Maresia Surf Sound apresenta o Circuito Cearense de Surf 2019 foi encerrada no último domingo, 21, com um verdadeiro show de surf na Praia do Porto das Dunas, no município de Aquiraz, onde reuniu a nata do surf cearense e nordestino para a continuação da grande festa de comemoração dos 30 anos de Circuito Cearense de Surf.

O MARESIA Surf Sound é uma homenagem à atleta Luzimara Souza, Campeã Cearense Feminino Open 2018, que recentemente perdeu a vida ao ser atingida por um raio durante uma sessão de treinos.

A principal categoria desta primeira etapa ficou nas mãos do potiguar Israel Júnior e com a vitória assumiu a liderança do Circuito Cearense. A caminhada pelo título começou ainda nas semifinais quando as esperanças de um título cearense estavam bem vivas pelo fato de sete dos oito semifinalistas defenderem a bandeira local.

Na primeira semi, Charlie Brown, atual Campeão Cearense, cravou a melhor média da competição somando nada menos que um 9,50 e um 8,25 para avançar em primeiro para a grande final trazendo consigo Rafael Venuto na segunda colocação.

Na segunda semi eram três cearenses e um potiguar determinado a fazer sua segunda final consecutiva no certame alencarino de 2019. E não deu outra. Com um arsenal de aéreos letais, Israel Júnior, local da Praia de Baía Formosa-RN, não deu chances para os adversários e venceu mais uma carimbando o passaporte para a grande Final da Categoria Profissional, bateria mais importante da competição. Avançando junto com ele Messias Félix seria o terceiro cearense que faria tudo para que a festa fosse em casa.

A grande final foi digna de um circuito que comemora 30 anos, isto é, recheada de emoções. Na quarta colocação ficou Charlie Bronw, que mesmo surfando muito não conseguiu repetir a performance da semifinal.

Na terceira colocação ficou o local do Titanzinho, Rafael Venuto, mostrando toda versatilidade do surfista cearense, que com o resultado melhorou muito sua classificação no ranking.

Contudo, o maior duelo foi travado pelo cearense bicampeão brasileiro, Messias Félix, e o potiguar Israel Júnior. Repleto de viradas emocionantes, o duelo mais eletrizante da competição foi travado em uma disputa franca entre dois competidores que estavam decididos a ficar com o troféu de campeão.

Faltando poucos minutos para o término da bateria o script parecia favorável ao Ceará com Messias Félix liderando, até que o potiguar arrancou uma virada incrível, não deixando mais tempo para que Messias pudesse esboçar qualquer tipo de reação, para assim conquistar o lugar mais alto do pódio, um enredo com um quê de ironia, já que na primeira etapa, em uma final com três potiguares, deu Ceará, exatamente o inverso do que aconteceu na segunda etapa.

Na principal categoria entre os amadores o grande campeão foi o talentoso surfista local da Praia do Icaraí, Lucas Bezerra, que com a vitória assumiu a liderança do circuito. Em segundo ficou Felix Júnior, com Lailson Ferreira e Thiago Eduardo completando o pódio na terceira e quarta colocações, respectivamente. Na Open Feminino o destaque ficou por conta da vitória de, Vitória Carneiro, com Ariane Gomes na segunda colocação, Iris Sousa em terceiro e Mayra Oliveira em quarto lugar.

Na Sub 18 o destaque ficou por conta da excelente atuação do local de Paracuru, Thiago Eduardo, que apresentou um surf sólido para vencer uma das categorias mais disputadas do circuito. Em segundo ficou o paraibano Kauã Hanson, com Wagner Prata-CE em terceiro e DerickVitor-RN completando o pódio na quarta colocação. Na Sub 18 Feminino quem subiu ao lugar mais alto do pódio foi Ariane Gomes, com Ster Cavalcante, Alice Gomes e Andreia Reis na segunda, terceira e quarta colocações, respectivamente.

Na Sub 16 o grande campeão foi o jovem local da Barra do Ceará, Ytalo Oliveira, com Kauã Hanson-PB em segundo, Adauto Sena-RN em terceiro e Kauê Ferreira em quarto. Ytalo ainda faturou também a Sub 14, com Adalto Sena-RN terminando em segundo, Mateus Bezerra em terceiro e Guilherme Lemos na quarta colocação. E falando em Guilherme Lemos, em sua categoria original, o prodígio mostrou porque continua sendo uma das maiores promessas do surf cearense dando um verdadeiro show cravando o único 10 da competição, ainda na 1ª Fase da, para não dar chances a seus adversários e faturar o troféu de campeão da categoria. Em segundo ficou Rômulo Brandão, em terceiro, Ricardinho-RN e em quarto, Phelipe Silva.

Na Sub 8 o troféu de campeão foi para a Paraíba nas mãos do pequeno Arthur Villar, com Phelipe Silva em segundo, Matheus Jhones-RN em terceiro e Carlos Zion em quarto. Entre os veteranos, nomes conhecidos do cenário do surf cearense também mostraram que continuam em grande forma, como o vencedor da Kahuna, Carlos Santana, que mostrou ainda ter muito surf no pé na categoria destinada a atletas acima de 45 anos. Na segunda colocação ficou Rodrigo Milério, com André Barreira em terceiro e Aladin em quarto.

Entre os Masters o principal duelo foi travado por outros dois grandes nomes do surf alencarino. Melhor para o local da Prainha, Urso Ferreira, com Dunga Neto ficando com a segunda colocação. Alexandre Gonçalves, local da Ponte Metálica terminou em terceiro e Everson Lima ficou com a quarta colocação. Na Sênior o grande campeão foi Phelipe Maia, com Juvemar Silva em segundo, Adriano Santos em terceiro e Jeová Rodrigues na quarta colocação.

Na mais nova categoria do Circuito Cearense, a Surf Adaptado, dedicada a pessoas com deficiência, o grande campeão foi Rafael Silva, com Cristiano em segundo e Boneco em terceiro. Na Sup Wave Masculino mais um grande duelo foi travado na bateria final, com Ygon Maia superando Emílio Tavares para ficar com o título da etapa. Em terceiro ficou o local do Iguape, Kilreges e na quarta colocação ficou Paulo Vasco. Entre as meninas a grande campeão da Sup Wave foi Carol Barcelos, com Vanessa Lima em segundo.

Compartilhe.