Iquique Pro com etapas do QS e Pro Junior no Chile

Ian Gouveia (BRA) (@WSL / Smith)Ian Gouveia (BRA) (@WSL / Smith)

Serão disputadas uma etapa do World Surf League Qualifying Series masculina que subiu o seu status para QS 3000, uma feminina do QS 1500 e outra novidade, a inclusão da categoria Pro Junior masculina e feminina para surfistas com até 18 anos de idade. Todos valerão pontos para os rankings regionais da WSL South America, que definem os campeões sul-americanos da temporada.

O Héroes de Mayo Iquique Pro 2019 passa a ser o campeonato de surfe mais importante do Chile, ao igualar o status QS 3000 da tradicional etapa de Arica nos tubos de El Gringo que acontece na semana seguinte, bem como o principal da América do Sul esse ano. É o único com etapas do QS combinadas com o Pro Junior para homens e mulheres participarem. A expectativa é de que cerca de 200 surfistas estejam em Iquique para competir nas ondas de La Punta, na Playa Cavancha, na semana de 20 a 26 de maio no Chile.

Entre os que já confirmaram suas inscrições, destaque para o jovem australiano Jack Robinson, atualmente em quarto lugar no ranking do WSL Qualifying Series e campeão da primeira edição do Héroes de Mayo Iquique Pro no ano passado. “Iquique é um lugar incrível, então não poderia estar mais ansioso e emocionado para voltar ao Chile. Este evento me deu muita confiança para ganhar um impulso no ranking mundial e nunca esquecerei esse momento”.

Outra atração garantida é o brasileiro Ian Gouveia, que fez parte da elite mundial do CT até o ano passado e ainda não conhece Iquique: “Será a minha primeira vez em Iquique e estou feliz em poder conhecer lá. Eu já assisti vídeos das ondas de Iquique e gostei bastante quando vi que haveria um evento do QS 3000 esse ano. Estou contando os dias para surfar aquelas ondas”.

A nível local, um dos destaques do surfe chileno é Camilo Hernández, que venceu uma etapa do circuito nacional em fevereiro. Ele se mostrou emocionado pela oportunidade de receber um evento tão grande em Iquique: “É incrível nós podermos competir e medir forças com surfistas de nível mundial. Pessoalmente, estou trabalhando muito a parte física e focando toda a minha preparação nessa área, já que a parte das ondas está tudo muito bem”.

Compartilhe.