Hora das meninas em Inquique

Lorena Fica (CHL) (Nicolas Diaz)Lorena Fica (CHL) (Nicolas Diaz)

Na quarta-feira, 22, o Heroes de Mayo Iquique Pro abriu a etapa feminina do QS 1500 com as 32 surfistas de oito países estreando nas ondas pesadas de La Punta. A equatoriana Dominic Barona, que lidera o ranking regional da WSL South America com vitórias nas duas primeiras etapas, confirmou o favoritismo, assim como a peruana tricampeã sul-americana Anali Gomez. Elas passaram pelas duas fases que já definiram as quartas de final. Depois, entraram os homens e o chileno Guillermo Satt surfou um tubaço incrível nas direitas de La Punta, que valeu a segunda nota 10 em Iquique.

Mas, a quarta-feira começou pelas meninas e com a líder invicta do ranking sul-americano vencendo a primeira bateria feminina do QS 1500 Heroes de Mayo Iquique Pro. Depois dos oito confrontos da primeira fase, veio a batalha por vagas nas quartas de final e a equatoriana Dominic Barona manteve a invencibilidade em 2018, derrotando a norte-americana Nicole Fulford, que avançou em segundo lugar, a argentina Flavia Cianciarulo e a peruana Daniela Rosas.

Dominic Barona agora vai defender a liderança do ranking da WSL South America na bateria que vai abrir as quartas de final. Sua adversária será uma das duas chilenas que passaram pelas duas fases disputadas na quarta-feira, Lorena Fica. As chilenas eram maioria entre as inscritas no Heroes de Mayo Iquique Pro com treze surfistas, mas apenas duas continuam na disputa do título. Lorena barrou as brasileiras Tainá Hinckel e Anne dos Santos para se classificar em segundo lugar no confronto vencido pela peruana Anali Gomez.

Lorena Fica vai encarar a invicta Dominic Barona na briga pela primeira vaga nas semifinais do QS 1500 de Iquique. A segunda será disputada pela tricampeã sul-americana Anali Gomez e pela norte-americana Nicole Fulford. Outra americana entra na terceira quarta de final, Autumn Hays, junto com a peruana Melanie Giunta. E a outra chilena que passou pelas duas fases na quarta-feira, Jessica Anderson, vai disputar a última vaga para as semifinais com a argentina Lucia Indurain.

Por João Carvalho

Compartilhe.