Homenagem ao Dia do Surfista, em Santos

Homenagem ao Dia do Surfista / Foto Fabio MaradeiHomenagem ao Dia do Surfista / Foto Fabio Maradei

Na última segunda-feira (23/01), o Salão Nobre da Prefeitura, mais uma vez, se transformou num ambiente festivo, descontraído, com as homenagens feitas aos pioneiros no Dia do Surfista, em Santos, com a presença de um público seleto, formado por ícones do esporte, como Picuruta Salazar, Cisco Araña, Homero Naldinho, Fabio Jacuí Boturão, Fuad Mansur e Carlos Argento. Nesta edição quatro surfistas das décadas de 60 e 70 foram os escolhidos, através da pesquisa feita por Diniz Iozzi, o Pardhal, para representar a história da modalidade – Elyseu De Andrade Júnior, Vicente Ferraro, Antonio Carlos Maia Pinto “Black do 6” e Silvio Pereira Lopes Filho, o “Silvio do Conde”. Todos receberam placas por suas trajetórias, diante de muitos aplausos.

homenagem santos surf 2017 (1)

Homenagem ao Dia do Surfista / Foto Fabio Maradei

Junto aos pioneiros, o presidente da TV Tribuna e da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, teve todo o seu apoio ao esporte reverenciado pela Associação Santos de Surf com a concessão do primeiro título de sócio honorário da entidade. A honra coube ao presidente da ASS, Marcos Andrade, que aproveitou o momento para reforçar o final de seu mandato, garantindo várias conquistas ao surf da Cidade, como o Centro de Treinamento no Quebra-Mar. “É muito honroso estar aqui representando a ASS. Ficar à frente da ASS, foi muito importante e só tenho a agradecer a administração pública, ao prefeito. Quanto ao título do Roberto, o seu constante apoio ao surf pelo jornal e pela TV Tribuna foram fundamentais”, disse Andrade.

Para Santini, o momento também foi marcante. “Em primeiro lugar, uma confissão. Esse meio me faz muito bem. Me sinto à vontade. Com orgulho posso afirmar que nasci em Santos e vivi muito na praia e no mar. De pronto, o surf me remete à minha juventude, me faz lembrar de grandes momentos alegres, viagens e de muitos amigos, que assim como eu vivem e curtem o surf até hoje”, lembrou. “Minha ligação e do Grupo A Tribuna com o surf é antiga. Desde as páginas escritas pelo jornalista Murilo Ferreira Lima”, contou, citando que o jornal ganhou o prêmio da ASP (hoje WSL) de melhor cobertura jornalística no mundo. “Sem dúvida é um esporte encantador. Vale repetir o que já disse várias vezes, é um esporte com a cara de Santos”, afirmou Santini, destacando as etapas do Brasileiro e depois o A Tribuna Colegial, referência no segmento e com 21 anos de existência.

Representando os homenageados, Elyseu discursou em meio a muitos aplausos. “O surf para nós é uma paixão. Estou feliz. É como se eu estivesse com todo mundo dentro da água, num dia de altas ondas”, brincou. O hoje secretário de Cultura, Fabio Nunes, o Fabião, autor da Lei que criou o Dia do Surf em 2003, também enalteceu as homenagens. “Fico feliz de ter sido o vetor dessa homenagem”, resumiu. O prefeito ressaltou a importância das homenagens, do resgate da história feita sempre na data comemorativa. “Esse é um evento que traz uma energia muito positiva. Esse astral é muito bom para a gente enfrentar os desafios do ano todo. A gente tem trabalhado para valorizar a história do surf”, discursou, falando também da Escola Radical, a primeira pública do País e que agora terá mais um avanço, sendo a primeira de surf para inclusão no Brasil. “Avançamos bastante”, falou.

Por Fábio Maradei

Compartilhe.