Heitor Alves vence a Profissional na Prainha

Heitor Alves / Foto Luciano SombrioHeitor Alves / Foto Luciano Sombrio

O surfista profissional Heitor Alves, ex-integrante da elite do Surf Mundial, foi o grande na categoria Profissional da Taça Monte Bello PRO/AM de Surf 2018, realizada neste final de semana (06, 07 e 08/04), na Prainha, em Torres (RS). Entre os Profissionais um dos destaques foi cearense que até 2016 integrava a elite do Surf Mundial e hoje compete em eventos nacionais e internacionais. Heitor conseguiu somar 15 pontos em suas duas melhores ondas. O representante do Rio Grande do Sul na disputa, Stefano Dornelles, local de Torres, empolgou a torcida na beira da praia a cada manobra na grande final, somando 12,25 pontos. O terceiro colocado foi o cearense Magno Rodrigues (8,95), seguido por Edson de Pra (8,85), representando o Paraná.

“Quero agradecer a todos que organizaram esta competição. Fiquei todos os dias aqui na beira da praia e acompanhei todo o trabalho dos juízes, que usaram sempre um bom critério de avaliação. Todas as categorias tinham atletas quebrando, desde os grommets até a final profissional. Eram manobras de tudo quanto era lado, cada uma melhor que a outra, o que mostra que o Surf está evoluído. Para esta molecada acredito que precisem de força de vontade e coragem de correr o mundo para competir. Ser surfista profissional não é nada fácil, é preciso abdicar de algumas coisas. Trouxe a final para mim como um grande treino, encarei cada bateria como um treino para conseguir chegar na elite novamente. No Mundial ficamos nervosos em cada bateria, e tenho utilizado outras competições para treinar e trabalhar este lado, fazer o que agente sabe fazer. Todos estão de parabéns, teve altas ondas do início ao fim”, destacou Heitor Alves.

Já o representante gaúcho na final, Stefano Dornelles, destacou a qualidade técnica do evento. “É uma satisfação enorme fazer uma final dessas, não estava focado em competições, e talvez por não carregar a pressão do resultado pude curtir cada disputa, curtir cada momento. Fazer a final com o Heitor, com o Magno e o Edson é muito bom, o nível técnico é extremamente alto e só valoriza cada ponto. Talvez se na minha primeira onda eu tivesse explorado melhor a onda, tirado o máximo em cada manobra o resultado poderia ser ainda melhor. Mas sou muito grato por este resultado, e só tenho motivos para comemorar”.

O campeão da categoria Open foi o surfista cearense Janifer de Souza com 12 pontos. O segundo colocado foi José Luiz Mello, representante de Atlântida (RS), que somou 11,60 em suas duas melhores ondas. O terceiro colocado foi também cearense Magno Rodrigues com 10,25 pontos. O paranaense Fabio Martins foi o quarto colocado com 7,25 pontos. O grande campeão da categoria Gran Master, que é a novidade do Circuito, foi Marcelo Lemos, somando 9,40 pontos em suas duas melhores ondas. Seguido por Carlos Santos (7,90), Flávio Jardim (6,60), e Capitão David (4,65).

Na categoria Grommets o vencedor foi Gabriel Behm somando 8,65 pontos, seguido por Northon Porto (4,60) e Victor Midon (3,25). Entre os atletas da Iniciantes quem se deu bem foi Kaique Garcia com 9,75 pontos. O segundo colocao foi Isaac Machado com 5,00 pontos, seguido por Bruno Batista (2,65) e Victor Midon (2,60). O melhor Júnior foi Edson de Pra, que atingiu 13,00 pontos em suas duas melhores ondas. O segundo colocado foi Wallace Vasco (12,50), o terceiro foi Fabio Martins (9,90), e o quarto foi Gabriel Chieli (6,00).

Capitão David não deu chances para ninguém e levou a melhor na categoria Longboard somando 10,25 pontos. O segundo colocado foi Edson Almeida (9,75), o terceiro Márcio Midon (9,05), e o quarto foi Renan Rodrigues (4,60). O melhor Master foi Ki Fornari com 12,35 pontos. Felipe Kita Martins ficou na segunda colocação somando 9,75 pontos, seguido por Humberto Rocha (9,05) e Gil Pereira (7,40). Na categoria Mirim o melhor colocado foi Wallace Vasco com 12,75 pontos. O segundo colocado foi kaique Garcia com 9,00 pontos. O terceiro foi Ferpa Becker com 6,10 pontos, e o quarto colocado foi Gabriel Castro com 3,50.

Na categoria Senior o campeão foi Felipe Kita Martins com o somatório de 13,00 pontos. O segundo foi Robson Pinheiro (11,65), o terceiro Renan Borba (10,65), e o quarto foi Jonas Brocca (10,65). A grande campeã da categoria Feminino foi Gabriela Prado com a pontuação de 4,35. A segunda colocada foi Nayalin Feler com 3,85 pontos. Eduarda Giordani ficou em terceiro com 3,50 pontos. A quarta colocada foi Manu Ronnau com 2,85 pontos.

A categoria Petiz é uma bateria de apresentação, em que todos os participantes são premiados. Os surfistas vencedores foram: Lucas Costa, Yago Batista, Sthefany Becker, Lorenzo Souza, Antonio Dessimon, Pedro Sommer, Theodoro Rangel, João Vitor, Erick Porto, Lucas Clezer, Joaquin Bitelo, Cadu Machado e Lucas Ramos.

Por Gabriel de Mello

Compartilhe.