Hang Loose Pro Contest em contagem regressiva

Brian Toth, Ricardo dos Santos, Jean da Silva e Miguel Pupo no pódio (@WSL / Daniel Smorigo)Brian Toth, Ricardo dos Santos, Jean da Silva e Miguel Pupo no pódio (@WSL / Daniel Smorigo)

A expectativa é grande por parte de todos, ainda mais com a boa previsão de ondas para esta semana no Arquipélago de Fernando de Noronha. A última edição do evento em 2012 ficou na história, pelas condições épicas do mar na Cacimba do Padre, apontadas por muitos como a que teve os melhores tubos em todos os 13 anos. O campeonato ficou na memória dos que participaram e o pódio foi emblemático, também deixou saudades.

O campeão daquele ano, Miguel Pupo, está confiante para buscar outra vitória no Oi Hang Loose Pro Contest. Mas, dois que estavam ao lado dele no pódio, infelizmente, já faleceram, os catarinenses Ricardo dos Santos e Jean da Silva, que chegou bem perto de conseguir o ainda inédito bicampeonato em Fernando de Noronha.

Ricardinho era um especialista em tubos e foi batendo recordes a cada apresentação, até Miguel Pupo completar um tubaço nota 10 para derrota-lo nas semifinais. Gabriel Medina também se destacou no mar clássico daquele Hang Loose de 2012 e só parou no vice-campeão Jean da Silva nas quartas de final. Medina ainda não era campeão mundial, nem tinha iniciado sua primeira temporada completa no World Surf League Championship Tour, mas já mostrava grande potencial para surfar ondas tubulares como as da Cacimba do Padre.

Ele agora é a maior estrela do esporte no mundo e será a principal atração do Oi Hang Loose Pro Contest. Medina é um dos 48 cabeças de chave que entrarão somente na segunda rodada de 24 baterias, junto com os mais bem colocados no ranking e os convidados do evento, como os locais de Fernando de Noronha, Patrick Tamberg e Caia de Souza, único participante que disputou todas as treze edições na ilha. Os outros 96 competidores são divididos nos confrontos da primeira fase, igualmente com quatro surfistas brigando por duas vagas. (veja relação completa dos inscritos dividida por países abaixo da lista dos campeões).

Por João Carvalho

Compartilhe.