Groggia novamente no pódio

Os campeões da 2ª etapa do Circuito South to South de Surf Vicentino 2018, apresentado pela Lines SurfShop, foram conhecidos no último final de semana, 18 e 19 de agosto, na Praia do Itararé, em São Vicente, e o guarujaense Edgard Groggia foi o grande destaque conquistando a sua segunda vitória na principal categoria do circuito, a Pro/AM, que junto com a Master tiveram suas finais antecipadas para o sábado.

Foto Fabrício Ferreira

Groggia teve uma grande apresentação nesta etapa e superou atletas fortes como os vicentinos Marcos Corrêa, segundo colocado, e Kim Matheus, quarto, ambos disputam a divisão de acesso do WQS. Ja o itanhaense Gustavo Ribeiro, que ficou na terceira colocação, também ganhou destaque no pódio recebendo um Bloco de prancha oferecido pela X-Tra Foam por ter sido o atleta com a maior nota do evento, um 8.83.

“Foi uma bateria forte em ondas difíceis. Desta vez eu tive que usar muita técnica para fazer a prancha correr e assim conseguir finalizar as manobras com bastante precisão. Estou muito feliz por vencer novamente”, disse Groggia.

Acesse as imagens da cobertura completa feita pelo fotografo Fabrício Ferreira

Na decisão da Master, Vinicius Bico estreou mostrando seu repertório de manobras em ondas pequenas e dedicou a vitória ao pai, Luiz Bocão, shaper legend e bicampeão Paulista de Surf na categoria Master. “Ele foi uma pessoa muito especial que eu sempre acompanhei e vi vencendo tudo na categoria Master. Agora, eu que chego na categoria dele vencendo também”, disse emocionado.

O presidente da ASVS Lucinei Mallas destacou o sucesso da organização do evento que foi muito elogiado por todos os atletas, “Mais uma etapa realizada com sucesso em termos de organização e estrutura, faltaram as grandes ondas, porém, o mais importante é que seguimos no objetivo que é resgatar o espirito competitivo dos surfistas vicentinos”.

E, para abrilhantar ainda mais o evento, a nova geração de surfistas puderam interagir, trocar informações, e ficar bem perto dos ex-atletas profissionais Zé Paulo, Augusto Sapo, Maurício Orelhinha, Daniks Fischer, surfistas que alçaram o nome da cidade no mundo do surfe, além disso puderam ver de perto também profissionais Marcos Corrêa e Kim Matheus que estão se destacando nas disputas do circuito mundial de acesso WQS.

Maurício Orelhinha / Foto Fabrício Ferreira

Maurício Orelhinha / Foto Fabrício Ferreira

O legend Maurício Orelhinha, teve sua melhor performance na década de 80, quando conquistou o título brasileiro de surfe, atualmente ele mora no North Shore havaiano. “É muito importante o trabalho da ASVS. Este resgate do surfe vicentino estava precisando”, disse.

Já o vicentino Zé Paulo, que comandou a equipe da Billabong na América do Sul de 2003 a 2014, também tem no seu currículo o título de campeão brasileiro profissional além de vários outros títulos e hoje tem como desafio a produção e distribuição da Cerveja Sumatra – The Surfers Beer, que vem ganhando destaque no meio dos surfistas.

No sábado, a etapa começou com chuva, mas, no domingo, o sol apareceu e favoreceu o campeonato e a categoria feminina entrou no mar com Rafaela Teixeira, de apenas 17 anos, local de Camburi, levando o título de campeã sem dar chances as outras competidoras. “Estou feliz por ter conseguido achar boas ondas e vencer em minha primeira participação no campeonato”.

O praiagrandense Gustavo Giovanardi, de 15 anos, foi destaque levando a categoria Mirim, enquanto na Júnior, o também praiagrandense Gabriel Nieba, de 18 anos, conquistou o primeiro lugar.

Outra final bem disputada foi a do Stand UP, que teve o vicentino Leonardo Gimenes, de 18 anos, em primeiro lugar, e que não poupou o próprio pai, Luciano Esteves, que correu na mesma bateria final ficando com a quarta colocação. ‘Foi muito bom vencer em casa e espero que venham outros bons resultados “.

O guarujaense Yuri Beltrão, de 14 anos, venceu a Iniciante e, na Petit, o título ficou com John Muller. Já entre os estreantes, destaque para o Vicentino João Artur que começou a surfar a apenas um ano e já comemorou sua primeira vitória em eventos municipais.

Na última final do dia, a Longboard, o guarujaense André Martins, de 32 anos, venceu de virada faltando poucos segundos e levou a melhor. “Foi uma bateria difícil. A onda apareceu na hora certa e eu aproveitei ao máximo para virar em cima do Daniks Fischer, que eu respeito muito e cresci vendo-o surfar. Fiquei amarradão”.

O evento que é realizado pela Associação São Vicente de Surf com o apoio da Prefeitura Municipal de São Vicente, oferece por etapa, R$3.000 mil em dinheiro para os campeões da categoria ProAm e mais uma passagem aérea para o Peru oferecida pela Co-Patrocinadora Cacau Center ao grande campeão desta categoria.

O South to South de Surf Vicentino 2018 é apresentado pela Lines Surf Shop, tem a chancela da Federação Paulista de Surf – FPS e Patrocínio da South to South. Co-patrocínio: Cacau Center, Rubber Sticky, Keahana, MetalNox. Realização: Associação São Vicente de Surf (ASVS). Parceria: Secretaria de Esportes e Prefeitura Municipal de São Vicente. Supervisão: Federação Paulista de Surf (FPS). Apoios: Prefeitura de São Vicente, O Era’s, Ymage, Terraço, CS Noivas, Fuwax, Mega Sorte Loterias, Trifins, Surferia Bar, O Pastelão Delivery, BigFrio, Espaço Bella Mama, Drogaria Boa Vista, E.R.A Resgate, Eko Açai, WM Paraíso dos Doces, Nova Eras, Wave Attack, Mag Surfboards, Shaper Marcelo Mota, Grellet Surfboards, Classic Longboards, RipTide surfboards, MS surfboards, Rolling Surfboards. Divulgação: CRSCom.

PRO/AM
1º Edgard Groggia
2º Marcos Corrêa
3º Kim Matheus
4º Gustavo Ribeiro
Master
1º Vinicius Bico
2º Renato Cristiano
3º Telson Batista
4º Ricardo Mello
Longboard
1º Andre Marins
2º Daniks Fischer
3º Marcos Silva
4º Matheus Mendonça
Feminina
1ª Rafaela Teixeira
2ª Giovana Donato
3ª Kemilly Sampaio
4ª Renata Panzenboeck
Estreante
1º João Arthur
2º John Miller
3º Arthur Goulart
4º Vitor Prado
Petit
1º John Miller
2º Victor Prado
3º Maria Beatriz
4º Caio Schmidt
Iniciante
1º Yuri Beltrão
2º Renan Rodrigues
3º Victor Santos
4º Roberto Alves
Júnior
1º Gabriel Nieba
2º Vinicius Parra
3º Gustavo Mattos
4º Adan Kida
Stand UP
1º Leonardo Gimenes
2º Waltamir Alves
3º Daniel Lemos
4º Luciano Esteves
Mirim
1º Gustavo Giovanardi
2º Vinicius Parra
3º Renan Rodrigues
4º Victor Santos

Por Charles Roberto

Compartilhe.