Gringos dominaram o ITF de Beach Tennis, em Santos

O público que lotou a arena do ITF de Beach Tennis na tarde do último domingo (28), na Praia do Gonzaga, em Santos (SP), assistiu confrontos entre os melhores beach tenistas do ranking mundial. Entre os homens, a vitória ficou com Nikita Burmakin (RUS) e Alessandro Calbucci (ITA), ao baterem Michele Cappelletti (ITA) e Tommaso Giovannini (ITA) por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3. No feminino, Patricia Díaz (VEN) e Flaminia Daina (ITA) confirmaram o favoritismo e levaram o bicampeonato, triunfando por 2 sets a 0, 6/2 e 6/0, diante de Maraike Biglmaier (ALE) e Rafaella Miiller (BRA).

Final das duplas masculinas encerrou o evento / Foto Matheus Bispo

Para chegarem à final, as duas duplas finalistas do masculino viveram situações muito distintas. Enquanto os cabeças de chave 1, Cappelletti e Giovannini, venceram os brasileiros Ralff Abreu e Diogo Carneiro por um duplo 6/0, Burkmakin e Calbucci superaram Marcus Vinicius Ferreira e Thales Santos, ambos de Santos, por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 4/6 e 6/0. Porém, mesmo com uma semifinal mais longa, a dupla ítalo-russa não sentiu o cansaço para garantir o título do ITF de Beach Tennis 15.000 H+.

Após conquistarem juntas em 2016 o título da última edição do ITF de Beach Tennis realizado em Santos, a dupla Patricia Diaz e Flaminia Daina mostrou novamente que são praticamente imbatíveis na Baixada Santista. Porém, o caminho não foi fácil até a decisão. Na semifinal, Paty e Flaminia fizeram o jogo mais duro da chave feminina de duplas, contra as brasileiras Joana Cortez e Marcela Vita, vencendo por 7/6 (7-5) e 7/5, em mais de uma hora e meia de partida.

Única brasileira finalista – Se o torneio foi dominado pelas estrangeiras, ao menos uma atleta brasileira conseguiu colocar o Brasil no pódio da decisão. Foi a paranaense Rafaella Miiller, tenista radicada em Balneário Camboriú (SC), número 5 do ranking mundial. “Um torneio bem legal e grande, com nível altíssimo. A minha companheira, Maraike, veio de uma semana em que não estava se sentindo legal, doente, e acabou sendo superação para nós. A decisão foi dura, não jogamos nosso melhor, enquanto elas foram realmente bem”, contou Rafaella.

Além das duplas masculinas e femininas, a categoria PRO do ITF de Beach Tennis teve ainda as duplas mistas e a masculina simples. Nas duplas mistas, Aksel Samardzic (ARU) e Patricia Díaz (VEZ) venceram os brasileiros Airton Rodrigues e Marcela Vita por 8/6 em um set único. Na masculina simples, o ganhador foi Julio Cesar Silva após o W/O de José Augusto Francisco. “Estou muito feliz por ganhar este título. Foi uma partida difícil, em que levamos 4/1 no início e conseguimos virar para 8/6. Jogar com a Paty é um prazer, porque ela é muito forte. Uma atleta completa. Nosso primeiro troféu junto, ou seja, só temos que comemorar”, destacou Aksel Samardzic.

Por Gustavo Coelho

Compartilhe.