Gabriel Medina e Cesar Villares, união perfeita

Desde que se tornou o primeiro brasileiro campeão mundial de surf, no final de 2014, Gabriel Medina tem se destacado, também, por atrair grandes marcas e empresas em sua trajetória. Ídolo do esporte, aglutinando fãs dos mais diversos públicos, o jovem talento das ondas teve nessa “arrancada” uma contribuição importante do empresário carioca Cesar Villares, que chegou para unir forças exatamente no dia 2 de julho de 2012, atuando nos ‘bastidores’.

titulo mundial (1)A parceria em busca de patrocinadores tornou o surfista uma referência no mercado publicitário, levando-o a um patamar de ídolo nacional, além do surf. Os números comprovam isso. Só no Instagram, Gabriel Medina tem mais de 5,4 milhões de seguidores. Mais do que captar e gerir os patrocínios, Cesar também é um mentor em estratégias de marketing e acabou se tornando muito próximo da família com suas orientações, atuando ao lado do tio Jaime Medina. “O Cesar foi e é uma pessoa importante. Conhece muito do esporte e sempre está pronto a ajudar, orientar. Sem dúvida, soma muito”, avalia o próprio Gabriel, que hoje cumpre bem essa função de ídolo, revertendo a sua projeção ao esporte, como a recente criação do Instituto Gabriel Medina, para ajudar novas gerações, pensando no próximo.

O início da parceria foi através da IMG. O trabalho segue hoje com a Go4it, que Cesar comanda desde outubro de 2015. “Foram inúmeras conquistas. O Gabriel tem uma combinação de talentos diferenciada: altíssimo rendimento, criatividade, perseverança, obstinação e um carisma nato, que fazem dele o grande ídolo que se tornou”, comenta Cesar. “Ele marcou a história do esporte brasileiro com a conquista do primeiro título mundial e desde então o surf decolou como uma grande potência e alavancou a indústria inteira. O Gabriel tem sido um case muito importante para o esporte Brasileiro na área de atletas, marcas, família, marketing em geral e principalmente todo profissionalismo que tem sido o sucesso da parceria”, ressalta.

Cesar considera uma grande conquista trazer marcas de fora do ambiente do surf como Guaraná Antarctica (primeiro comercial em canal aberto junto com Neymar), Oi – grande patrocinadora do surf no Brasil, Coppertone, entre outras. “Se analisar bem, verá que o Gabriel estabelece relação de longo prazo com seus parceiros. Sempre priorizamos, cultivamos e valorizamos a construção de parcerias sólidas”, diz o empresário. “Comecei um trabalho forte de conectá-lo com grandes atletas e celebridades como Neymar, Vitor Belfort, Guga, Luciano Huck, entre outros, com o intuito dele também aprender e ver como esses grandes atletas/celebridades cuidam da sua imagem. Outra parceria importante costurada com a Globo, acreditando no surfe e construindo projetos como o Mundo Medina no Canal Off”, conta.

Também destaca outras iniciativas, como o livro seguido do título mundial com intuito de mostrar quem era aquele jovem surfista que estava conquistando o mundo, a criação do Instituto Gabriel Medina e todo o planejamento e estratégia para realizar esse projeto incrível que a família sempre sonhou. “Temos a criação de logomarca pelo premiadíssimo publicitário Marcello Serpa, o filmmaker Henrique Daniel registrando todos os momentos mundo a fora, a assessoria de imprensa conduzida pelo Fábio Maradei, a preparação física comandada pelo Allan Menache e o Dr. Marcelo Baboghluain responsável médico”, evidencia. “Enfim, uma equipe completa sempre atenta e todos extremamente zelosos com a imagem, carreira e saúde do Gabriel. O tio, Jaime Medina, sempre foi muito importante e hoje cuida de todo o entorno do Gabriel. O Charles, focado em resultados e liderando a equipe, a mãe Simone, hoje presidente do Instituto, uma família que vibra, sofre, mas está sempre preocupada em deixar um grande legado e manter o Gabriel focado somente nas competições. Existe todo um aparato de gente muito competente apoiando o Gabriel a ir cada vez mais longe”, complementa.

Por Fábio Maradei

Compartilhe.