Gabriel André é supercampeão do Rip Curl Guarujá Open de Surf 2019

Gabriel André / Foto Renan OliveiraGabriel André / Foto Renan Oliveira

Em 2011, ele era uma promessa quando garantiu o título e agora, oito anos depois, Gabriel André volta a ser o supercampeão do Rip Curl Guarujá Open de Surf. Ele assegurou a conquista especial, feita entre os campeões municipais, de forma convincente, na 2ª e decisiva etapa do Circuito, encerrada neste domingo (15), na Praia do Tombo. Para chegar à decisão, ele antes comemorou o título da categoria pro-am.

Outro grande destaque do campeonato foi Ryan Araújo, que surge como uma das principais revelações da Cidade e comemorou dois títulos municipais, na estreante (sub12) e na iniciante (sub14). Também ergueram as taças de campeões 2019 os surfistas Michel Jonas, tetracampeão do SUP Surf, Marcelinho do Tombo, bicampeão da longboard, Lousie Frumento, também pela segunda vez na feminina, Derek Matos, na mirim (sub16), Kias de Souza, na legends (45+), Maurício Duarte na master (35+).

Em outras três categorias, os títulos ficaram com atletas de outras cidades. Na júnior (sub18), Gustavo Matos foi o melhor do ranking, na petit (sub10), quem levou a melhor foi Kalani Robles, de Ubatuba, enquanto que na sub8, novidade este ano, Vini Palma, de Praia Grande levou as duas etapas. Com isso, os campeões municipais (melhores no ranking) foram Samuel Alves, na júnior, Miguel Medeiros na petit e Pedro Kauã na sub8.

Vale destacar que na legends, Kias terminou empatado com Jojó de Olivença e o desempate foi pelo melhor resultado de 2017. Já na etapa, alguns dos campeões confirmaram os títulos com vitórias, como Gabriel André, Derek Matos, Ryan Araújo, Kias de Souza, Kalani Robles e Vini Palma.

Na master, o primeiro colocado desta vez foi Anderson Robert, de Praia Grande; na feminina, Melissa Policarpo levou a melhor; na longboard o vitorioso foi o experiente Amaro Matos; no SUP Surf, Waltamir Alves, de Bertioga, faturou. Outros dois atletas bertioguenses também comemoraram – Daniel Duarte, na estreante e JP Ferreira na júnior.

Vale lembrar que pela vitória na pro-am, Gabriel levou um cheque de R$ 800,00, oferecidos pela Fu Wax, empresa de renome mundial e que também tem sede em Guarujá. Outra atração foi a Surf Trip Air Show, com Edgard Groggia levando o prêmio de R$ 200,00, pelo melhor aéreo.

Ainda na etapa, a Associação de Surf de Guarujá prestou homenagem ao pioneiro da modalidade, Udo Franz Sander Júnior, considerado um desbravador do esporte, que desde a década de 60 se aventurou nas ondas na Cidade, na época ainda com pesadas pranchas de madeira, e integrou um seleto grupo responsável pelos primeiros campeonatos em São Paulo. O prefeito da Cidade, Valter Suman também prestigiou o evento, que teve praia lotada, sol e ondas de meio metro.

Na grande final do supercampeão, Gabriel entrou no mar logo depois da final pro-am, mostrou preparo físico e não deu chances aos rivais. “É uma grande motivação para eu seguir com meu sonho no surf. Esse ano, por falta de patrocínio, fiquei aqui e consegui correr as duas etapas e coloquei como uma meta ser supercampeão novamente. Agora é pensar na próxima temporada, começar do zero, levantar dinheiro e voltar ao QS. Foi muito legal competir no municipal, mas um surfista profissional tem de almejar coisas maiores e poder dar um futuro melhor para a minha família”, disse.

O presidente da Associação de Surf de Guarujá, Ademir Silva, comemorou o sucesso de mais uma edição, destacando o crescimento do evento, com a inclusão da sub8. “Foram duas etapas atraindo atletas de fora, o que mostra a força do Circuito e ficamos felizes com a receptividade, tanto da molecadinha dos 5 aos 8 anos, quanto dos legends, dos 45 anos em diante. Tivemos todos aqui numa grande festa”, falou.

O gerente de marketing da Rip Curl no Brasil, Fernando Gonzalez, enalteceu a parceria de 11 anos com o Circuito, como retribuição à Cidade onde a empresa está instalada. “Guarujá é um grande celeiro de atletas, de surfistas de alto nível. A gente vê pelo número de representantes da Cidade no CT, são quatro atletas. E mais uma vez pelo 11º ano seguido, a Rip Curl contribuindo junto à comunidade para colocar esse campeonato de pé, num alto nível”, comentou.

O Rip Curl Guarujá Open de Surf 2019 foi uma realização da Associação de Surf de Guarujá (ASG), em parceria com a Federação Paulista de Surf e Prefeitura de Guarujá, por meio da Sedel (Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer). Apoios de Surf Trip, Ciasurf Surf Club, Rip Wave Surfboards, C-Four Shaper Supply, Secretaria Municipal de Turismo, Parakolo Pousada Canto do Forte, Gellate, CT Lugar ao Sol, Tidbit Alimentos Liofilizados, Fuwax, Hardcore, Colégio Don Domênico, Redfever Cross Fit, Hortifruti e Pastelaria Guarujá, Águas Cristal Litoral e FMA Notícias.

Fotos Renan Oliveira

Resultados da 2 Etapa
Supercampeão 2019
1 Gabriel André
2 Samuel Alves
3 Derek Matos
4 Maurício Duarte
5 Marcelinho do Tombo
PRO-AM
1 Gabriel André
2 Luan Hanada
3 Vanderson da Silva
4 Gustavo Ribeiro (Itanhaém)
CAMPEÃO 2019 – Gabriel André
SUP SURF
1 Waltamir Alves (Bertioga)
2 Michel Jonas
3 Jonas Lima
4 Daniel Ferlin (Santos)
CAMPEÃO 2019 – Michel Jonas
LONGBOARD
1 Amaro Matos
2 Marcelinho do Tombo
3 Théo Cabeleira (São Vicente)
4 Adriano Lima
CAMPEÃO 2019 – Marcelinho do Tombo
MASTER (35+)
1 Anderson Robert (Praia Grande)
2 Maurício Duarte
3 Vinicius Bico (São Vicente)
4 Pedro Regatieri
CAMPEÃO 2019 – Maurício Duarte
LEGENDS (45+)
1 Kias de Souza
2 Binho Hanada
3 Jojó de Olivença
4 Rodrigo Viúdes
CAMPEÃO 2019 – Kias de Souza
FEMININA
1 Melissa Policarpo
2 Louisie Frumento
3 Stephanie Frumento
4 Kaylane de Souza (Santos)
CAMPEÃO 2019 – Louisie Frumento
JÚNIOR (SUB18)
1 JP Ferreira (Bertioga)
2 Gustavo Matos (Praia Grande)
3 Diego Aguiar (Ubatuba)
4 Derek Matos
CAMPEÃO 2019 – Gustavo Matos (Praia Grande)
CAMPEÃO GUARUJAENSE 2019 – Samuel Alves

Compartilhe.