G10 após etapa do QS Ballito

Deivid Silva e Jack Freestone (@WSL / Ryan Janssens)Deivid Silva e Jack Freestone (@WSL / Ryan Janssens)

Com as entradas de Deivid Silva e Ian Gouveia, dobrou o número de brasileiros no G-10. O potiguar Jadson André permanece na frente do ranking e o outro é o paulista Alex Ribeiro, que não passou nenhuma bateria em Ballito este ano e despencou da terceira para a oitava posição. Completam a zona de classificação para o CT 2020 após a 33.a etapa na África do Sul, o francês Jorgann Couzinet em segundo lugar, o australiano Matt Banting em terceiro, o japonês Reo Inaba em quinto, o americano Nat Young em sexto, o costa-ricense Carlos Muñoz em sétimo e o australiano Jordan Lawler em nono.

Além dos brasileiros Deivid Silva e Ian Gouveia, o pura vida da Costa Rica, Carlos Muñoz, foi o outro surfista a entrar no G-10 no Ballito Pro. Ele foi barrado na primeira bateria do domingo pelo vice-campeão Jack Freestone, mas já tinha entrado na lista com o quinto lugar no evento. Os três passaram a ocupar as vagas que estavam com os australianos Jack Robinson e Connor O´Leary e com o japonês Hiroto Ohhara, que perderam em suas estreias na África do Sul.

A disputa pelas dez vagas para o CT 2020 terá outra grande batalha no segundo QS 10000 do ano, o tradicional Vans US Open of Surfing que vai rolar no fim do mês, de 27 de julho a 4 de agosto em Huntington Beach, na Orange County, Califórnia. Nos dois últimos anos, essa etapa foi vencida pelo japonês Kanoa Igarashi, mas os brasileiros também já conquistaram vários títulos no maior palco do surfe norte-americano. Até lá, tem uma prova do QS 1500 nessa semana, dias 08 a 15 no Japão e um QS 1000 nos dias 21 a 23 no México.

Antes do QS 1000 de Ballito, os sul-americanos que estavam mais próximos da zona de classificação para o CT eram os peruanos Miguel Tudela e Alonso Correa, empatados em 13º lugar. Eles continuam sendo os melhores do continente fora do G-10, mas Miguel caiu para a 18ª posição e Alonso Correa para a 22ª, à frente ainda dos brasileiros Miguel Pupo, que subiu para o 23º lugar, Jessé Mendes para o 24º e Lucas Silveira em 27º. O QS 10000 Vans US Open Pro Surfing será mais uma grande oportunidade para eles entrarem na lista dos top-10.

Compartilhe.