Filipe Toledo vence o US Open

Filipe Toledo é bi no US Open 2016 / Foto MorrisFilipe Toledo é bi no US Open 2016 / Foto Morris

O brasileiro Filipe Toledo conquistou o seu segundo título na Califórnia ao vencer o Vans US Open of Surfing, no último domingo, no famoso píer de Huntington Beach, Estados Unidos. Seus aéreos foram decisivos para a vitória, além de levar o público ao delírio. E quase que a decisão foi 100% brasileira como em 2014, quando Filipe derrotou o catarinense Willian Cardoso na final. Só não foi porque o jovem australiano Ethan Ewing, 18 anos, barrou o campeão mundial Adriano de Souza nas semifinais. O baiano Bino Lopes também competiu no domingo e entrou no grupo dos dez que se classificam para o CT com o quinto lugar no QS 10000.

Filipe Toledo comemora a vitória na Califórnia / Foto Kirk Large

Filipe Toledo comemora a vitória na Califórnia / Foto Kirk Large

O domingo decisivo em Huntington Beach começou com Ethan Ewing barrando um top da elite, Ryan Callinan. O havaiano Sebastian Zietz foi derrotado por Adriano de Souza na disputa seguinte. O norte-americano Kanoa Igarashi também confirmou o favoritismo contra o baiano Bino Lopes. E Filipe Toledo começou o seu show de aéreos contra o taitiano Michel Bourez no segundo confronto direto entre tops da elite nas quartas de final.

Na grande final, Filipe Toledo continuou com a tática de pegar várias ondas e seguir arriscando as manobras aéreas para aumentar suas notas. Ele novamente completou as aterrisagens para tirar notas 7,83 e 7,07 em duas ondas seguidas. Elas construíram o placar da sua segunda vitória no prestigiado US Open of Surfing, por 14,90 a 10,46 pontos do australiano Ethan Ewing. O título valeu um prêmio de 40 mil dólares e os 10.000 pontos levaram Filipe Toledo direto para a nona posição do ranking na sua primeira participação em etapas do WSL Qualifying Series esse ano.

“Este é o momento mais especial para mim, depois de uma semana de surfe abençoada contra todos esses grandes surfistas”, disse Filipe Toledo, que mora na Califórnia com toda a família. “Estou muito feliz por ter dois títulos do US Open, a multidão aqui em Huntington é incrível e tenho todo o apoio da minha família e amigos. Este resultado aumenta minha confiança para competir no Taiti (próxima etapa do CT). Eu sei que é uma onda totalmente diferente, mas vencer um campeonato sempre te dá uma motivação extra”, completou Filipe, que atravessou a multidão pela praia carregado nos ombros dos seus irmãos do mar até o pódio.

Por João Carvalho

Compartilhe.