Fabinho Gouveia dedica vitória à Paulo Bala

Fabio Gouveia / Foto Marcio David
Fabio Gouveia / Foto Marcio David

Durante a premiação da segunda etapa do Circuito Circuito The Legends Vida Marinha 2019, realizada em julho, na praia da Ferrugem (Garopaba/SC), O Legend Fabio Gouveia dedicou a sua vitória na categoria Kahuna (acima de 45 anos) ao Paulo “Bala”, dizendo que gostaria de dedicar a vitória à pessoa que o descobriu no surfe. “Quem me deu o primeiro ponta-pé para o surfe foi o Paulo Bala, que faleceu recentemente. Foi o cara que me trouxe aqui pro sul a primeira vez, foi quando eu comecei no OP PRO, em 1986. Então o meu começo mesmo do surfe foi aqui, e esse cara que me trouxe, então eu queria homenagear ele com esse título!”

Quem é o Paulo Bala? Paulo Carneiro, mais conhecido como Paulo Bala, foi um dos pioneiros do surfe paraibano. Nascido em 1959, era proprietário das pranchas Swell Lines, tornando-se o primeiro Shaper e Patrocinador de Fabio Gouveia. Foi lá que Fabinho teve os seus primeiros contatos com o mercado da fabricação de pranchas.

Paulo Bala atualmente estava se dedicando à música. Era músico e produtor cultural, integrante da banda Esquadrão 38. Faleceu dia 05 de julho, de parada cardiorrespiratória.
Agora, com a palavra o surfista Fábio Gouveia

Swell: Quem era Paulo Bala?

Gouveia: Paulo era um dos desbravadores no surf paraibano, acho que da segunda geração. Seu irmão mais velho morava no Rio e Paulo tinha contato direto com o berço do surfe Arpoador, trazendo sempre muitas novidades. Escutava dele muitas histórias dos anos 70 e de caras arrebentando por lá. O local Gironso era muito citado e ficava maravilhado quando via fotos na revista Visual e Visual Surf também.

Paulo era um cara à frente de seu tempo, com muitas ideias e sonhos. Fazia de tudo na fabricação de pranchas e também organizava eventos de surf, e sempre estava apoiando o surfe PARAIBANO. Apoiou também caras renomados como Otavio Lima e Tony Vaz em seus inícios de carreira, posteriormente com sua também marca de Surfwear Sub Mundo.

As lembranças de Paulo e da galera da Swell Lines são ótimas. Ele foi que me levou pra conhecer Baia Formosa, Porto de Galinhas e tantos outros picos no nordeste pra que eu evoluísse. As viagens no opalão azul 4 portas a gás era demais. Ô tempo bom!

Swell: Percebemos que Paulo Bala teve uma grande importância na sua carreira de Atleta Competidor e de Shapper. Explique melhor como foi tudo isso.

Gouveia: Aprendi a surfar na praia do Bessa, em João Pessoa, PB, aos 13 anos de idade. E foi lá que conheci Paulo Carneiro, mais conhecido como Paulo Bala. Estava saindo do mar quando ele se apresentou e disse que iria ter um campeonato e que queria me patrocinar. Como eu não sabia nem o que era patrocínio, acabei pedindo pra meu pai fazer minha inscrição e depois ganhei uma blusa da Swell Lines. Venci esse campeonato que era aberto pra quem nunca tinha participado de um.

Logo em seguida Paulo fez minha primeira prancha a partir de uma prancha desencapada, re-shapeada e laminada. Nesta época eu fui morar no bairro do Cabo Branco, bem próximo ao Paulo e sua fabrica de pranchas. Alí fui recebendo ensinamentos de concertos de pranchas e logo ja estava lixando o hot coat de minhas próprias pranchas.

Ficava maravilhado vendo os posters que haviam estampados nas paredes da oficina/fábrica. Fotos das revistas americanas e das Brasil Surf. Foi uma época mágica onde aprendi muito com uma galera massa, parceiros de Paulo. Caras como Cangulo Popé, Zeca do Prédio, Negão Parceli, Onildo Políla , entre outros, faziam de tudo e iam me passando os ensinamentos também em serigrafia e pintura. Sem duvida uma época magica onde agradeço muito ao Bala e a todos por isso.

Swell: Quais os ensinamentos e os exemplos que Paulo Bala deixou para o mundo?

Gouveia: Regionalmente, Paulo deixou legado de boas ideias, de perseverança. Com sua equipe de surfe e os eventos que fazia aqueceu bastante a cena paraibana naquela época do início, a meados dos anos 80. Paulo foi meu norte inicial, super importante pra que eu começasse a sonhar com o Brasil e o mundo . Ali foi plantada uma semente e fico feliz de ter correspondido às expectativas do Bala.

Fabio Gouveia / Foto Marcio David

Fabio Gouveia / Foto Marcio David

O Circuito Circuito The Legends Vida Marinha está na sua quarta temporada seguida da competição, criada especialmente para os Legends do surfe brasileiro. As duas primeiras etapas aconteceram em Laguna e Garopaba (ambas em Santa Catarina). As próximas etapas acontecerão em outubro (São Francisco do Sul) e em dezembro (Florianópolis).

O objetivo do Circuito é manter viva a memória do surfe brasileiro, catarinense e local (município de cada etapa), no âmbito competitivo e na história do surfe local, além de manter os atletas Masters ativos no cenário competitivo. O evento soma 1.000 pontos para o Ranking Profissional Master da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional) e para o Circuito Master Surf SC 2019.

Além de uma competição com alto nível de surfe, o evento serve como um reencontro e uma confraternização entre alguns dos atletas que fizeram história nos primórdios do surfe brasileiro.

Compartilhe.