Etapas da WSL South America começam pelo Peru

Sofia Mulanovich (PER) em 2014 (Maga Villalobos)Sofia Mulanovich (PER) em 2014 (Maga Villalobos)

A série de eventos da WSL South America no mês de julho começa nesta semana com a volta de San Bartolo e do Peru ao calendário do WSL Qualifying Series após três anos de ausência. Serão duas provas do QS 1000 disputadas a partir de quinta-feira, o Rip Curl Pro San Bartolo Peru para os homens e o Jeep Pro San Bartolo Peru para as mulheres. Os dois eventos terminam no sábado e na segunda-feira começa o prazo do QS 3000 Maui and Sons Arica Pro Tour no Chile, que vai até o domingo (23) só com competição masculina nas ondas desafiadoras de El Gringo. Depois, tem mais um retorno no Peru, do Huanchaco Repalsa Longboard Pro definindo os campeões sul-americanos da WSL South America nos pranchões, nos dias 27 a 29 de julho nas ondas de El Elio, em Trujillo, no litoral norte do país andino.

Domiinic Barona (EQU) em 2011 (Piero Marotta - PeruSurf)

Domiinic Barona (EQU) em 2011 (Piero Marotta – PeruSurf)

As duas provas do WSL Qualifying Series também valem pontos para o ranking regional da WSL South America. O brasileiro Thiago Camarão e a equatoriana Dominic Barona venceram o QS 1500 Rip Curl Pro Argentina, que abriu a temporada 2017 de eventos na América do Sul em Mar del Plata. Eles largaram na frente na disputa pelos títulos sul-americanos que no ano passado foram conquistados pelo argentino Leandro Usuna e pela brasileira Nathalie Martins.

As previsões indicam grandes ondas para esta semana na costa peruana e o evento pode ser transferido dos molhes de San Bartolo para a famosa onda de Peñascal, conhecida pelo seu poder e semelhança com Sunset Beach, no Havaí. Caso aconteça, será a primeira vez que esse pico lendário do Peru sediará uma competição válida pelo Circuito Mundial. Os organizadores do Rip Curl Pro e do Jeep Pro, vão anunciar o local das provas antes do início do evento na quinta-feira em San Bartolo.

Mais de sessenta surfistas de vários países já estão inscritos para competir no QS 1000 Rip Curl Pro San Bartolo Peru nessa semana e 25 meninas confirmaram participação no QS 1000 Jeep Pro San Bartolo Peru. O balneário localizado ao sul da capital, Lima, é um dos palcos mais tradicionais para campeonatos de surfe no Peru. Em 2009, estreou no calendário do WSL Qualifying Series com uma prova combinada para homens e mulheres como agora e os primeiros campeões foram o venezuelano Rafael Pereira e a peruana Sofia Mulanovich.

Em 2010, só deu Peru no alto do pódio com Sebastian Alarcon e Valeria Solé festejando os títulos. No ano seguinte, aconteceu a primeira vitória brasileira com Alan Saulo e a equatoriana Dominic Barona acabou com a invencibilidade peruana em San Bartolo. Em 2012, apenas os homens competiram e o peruano Miguel Tudela foi o campeão. Em 2013 não teve etapa e em 2014 a peruana Sofia Mulanovich ganhou novamente o último QS disputado em San Bartolo.

Por João Carvalho

Compartilhe.