Etapa Guarujá concluída

O shaper Eder Oliveira, que há dois anos desenvolve um projeto com surfistas carentes da Baixada Santista acaba de finalizar mais uma etapa do seu trabalho com oito surfistas da cidade do Guarujá, Litoral Sul de São Paulo, que foram beneficiados com pranchas zeradas para disputarem o Rip Curl Guarujaense de Surf. “Só tenho a agradecer aos meus apoiadores e aqueles que acreditam no meu trabalho. Era um sonho ajudar alguns garotos do Guarujá a terem pranchas de surf novas. Posso dizer agora que realizei este sonho. Terminei meu trabalho e concluí a oitava prancha de surf”, disse Eder que shapeou para os atletas de base Samuel Alves, Diego Oliveira, Junior Mariano, Derek Moura, Fernando Jesus, Nathan Barreto, Lincon Alves e Victor Hugo. Eder “carrega” nas costas 36 anos de experiência na construção de pranchas de surf, e com passagens pelas maiores fábricas do ramo no Brasil, e na Europa. Aos 51 anos se sente realizado com o projeto em andamento. “A intenção é descobrir novos talentos para competições, além de chamar a atenção dos empresários para que apoiem os jovens e consequentemente o projeto”, explica.

Shaper Eder Oliveira / Foto Divulgação

Shaper Eder Oliveira / Foto Divulgação

O projeto é simples: fabricar pranchas com o menor preço possível para que futuros talentos possam competir de igual para igual, com equipamento de primeira, e em condições de evoluir no surf. O projeto começou em Santos com os jovens Nick Kikuda, um dos destaques no surf da nova geração e Tomas Mariano, que foi o campeão do Circuito Santista na categoria júnior. Tem também o Vitor Luiz, que fechou 2015 como campeão da Mirim. Os “meninos do surf” vêm dando trabalho dentro do mar. Na Praia Grande, Kauê Alohinha foi o beneficiado e recentemente foi agraciado com uma prancha do shaper Éder Oliveira. O jovem foi pódio em todas as competições que participou em 2016, até o momento.

Outline das novas pranchas / Foto Divulgação

Outline das novas pranchas / Foto Divulgação

Até um outline diferenciado foi desenvolvido para as categorias de base assistidos pelo projeto. “Tenho feito pranchas pequenas com a mesma hidrodinâmica das pranchas que os profissionais usam. Elas vão chamar a atenção durante as competições. O projeto conta com o apoio dos empresários da Pro Glass, New Advance Surfboards, Na linha da onda, Out Line, Faberglass, Náutica Tintas, Rubber Sticky, Rip Cord e Over Reef e, também do preparador físico Rogério Melo.

Rip Curl Guarujaense de Surf – o evento terá duas etapas, com o início confirmado para os dias 6 e 7 de agosto, na Praia de Pitangueiras, reunindo competidores em nove categorias, desde a base até mesmo o Stand Up Paddle (SUP). Novamente o grande destaque será a definição do supercampeão, numa disputa especial entre os campeões municipais, valendo uma passagem aérea para a Indonésia, oferecida pela Ocean Travel, junto com a Qatar Airways, novos patrocinadores do evento. A bateria especial será realizada na segunda e decisiva etapa, nos dias 24 e 25 de setembro, na Praia do Tombo.

Redação InnerSport

 

Compartilhe.