Etapa decidiu os novos integrantes do IGM

Os campeões 2017 / Foto Aleko StergiouOs campeões 2017 / Foto Aleko Stergiou

O evento realizado em frente ao Instituto Gabriel Medina (IGM), no domingo, dia 19, na Praia de Maresias, na realização da terceira e decisiva etapa do Circuito Medina/ASM, reuniu surfistas de oito estados, do Rio Grande do Sul ao Ceará, e definiu os campeões da temporada e também serviu como seletiva para os futuros integrantes do projeto, a partir de 2018.

Naire Marques / Foto Aleko Stergiou

Dos cinco títulos gerais, três foram “caseiros”, de atletas que já participam do IGM. Sophia Medina levou o ranking da sub13 e, de quebra, venceu a etapa na sub15, confirmando grande evolução; Caio Costa comemorou o bicampeonato na sub13; e Murillo Coura foi o número 1 entre os caçulas da sub11. Entre os mais velhos, a carioca Júlia Duarte confirmou o primeiro lugar na sub15, enquanto que Kauê Germano, de São Sebastião, ergueu a taça pela segunda vez, também vencendo a etapa final e, para completar, faturou a Coppertone Best Wave, com a melhor nota do evento, um 9,77.

Além dele e de Sophia, festejaram as vitórias na etapa decisiva Nairê Marquez e Rodrigo Saldanha, na sub13, ambos atletas do IGM, e Daniel Duarte, de Bertioga, na sub11. “O que a gente faz aqui é o que eu queria ter no passado. Fico feliz de poder ajudar, dar oportunidade para cada criança que faz parte do projeto. Fico feliz que o Circuito terminou com sucesso e quero muito agradecer os patrocinadores, sobretudo Armarinhos Fernando, e os atletas, claro, que são os donos da festa. É para eles que fazemos tudo isso”, disse Gabriel Medina.

O primeiro título foi comemorado ainda no sábado, com Caio Costa, ao chegar na semifinal. No dia decisivo, a primeira final foi a sub15 feminina. Sophia fez a sua parte, com uma vitória para lá de convincente, com notas 7,17 e fechando com 8,67. Para erguer a taça também precisava que Júlia terminasse em quarto, mas a atleta carioca foi a segunda colocada. “Eu queria muito vir para o IGM. Me dediquei muito para melhorar. Treinei muito para isso”, vibrou Julinha.

Depois, foi a vez da sub11 e Daniel Duarte, com um 7,27 levou a melhor. Murillinho terminou em terceiro e também saiu carregado do mar, comemorando o título. “Estou felizão em ser campeão do Circuito. Queria muito ganhar ano passado e agora vim forte e graças a Deus saiu tudo certo. Treinei muito aqui com a galera do IGM e me preparei”, falou Murillo, que tinha como rival pelo título na final seu companheiro de treinos, Guilherme Fernandes.
Na sub15, Kauê disputava o título com Daniel Adisaka, atual campeão paulista. Além de liderar a bateria, ainda foi beneficiado com o rival, que cometeu interferência, perdendo a chance de virar o resultado. “Foi muito bom ganhar de novo, ter a maior nota do evento e ser bicampeão. Agora é voltar para casa, arrumar a mala e ir para o Havaí. O Circuito é muito forte, bom e isso valoriza o meu título”, afirmou Kauê.

Na sub13, Nairê Marquez era a única que poderia tirar o título de Sophia e numa disputa acirrada, com várias viradas, foi a vencedora. Sophia não repetiu o show da final sub15 e terminou em segundo, erguendo a taça. “Foi sensacional vencer a etapa. Foi maior vira vira. Mas estou feliz porque os treinos deram certo”, afirmou Nairê. “Foi sensacional ganhar o Circuito na sub13 e vencer a etapa na sub15. Mostra que o trabalho aqui no IGM dá resultados. Quero agradecer toda a equipe”, vibrou a irmã caçula de Gabriel Medina.

A última final do dia, já com Caio Costa definido campeão, foi 100% de atletas IGM, quem levou a melhor foi Rodrigo Saldanha. Uma vitória convincente, com a segunda melhor nota do evento, um 9,43. “Foi legal ser campeão da etapa. Agora estou treinando aqui no IGM, porque antes morava em São Paulo, e isso fez a diferença”, comentou Rodrigo. “Foi irado ser bicampeão nesse Circuito, que tem um nível técnico muito alto. Fiquei muito feliz”, ressaltou.

Os vencedores da etapa ganharam kits oferecidos pela Rip Curl e troféus. Já os campeões do Circuito, além de serem convidados a participar do IGM em 2018, receberam troféus, Xbox One, da Microsoft, e vagas e inscrições nas três etapas do Rip Curl Grom Search 2018. O IGM começou as suas atividades em fevereiro deste ano, oferecendo treinos específicos em surf e também natação, core, aulas de tecnologia e inglês, atendimento médico e odontológico, além de alimentação.

“Queremos gente feliz. Aqui está o nosso coração. Foi nosso primeiro ano, tivemos algumas falhas, muitos acertos e o importante é que tivemos muita evolução. Queremos agradecer quem acreditou no nosso projeto, nossos patrocinadores, nossos profissionais e as crianças, que acreditam nisso e mantem esse sonho vivo. A união é a força”, discursou, emocionada, a presidente do IGM, Simone Medina.

Por Fabio Maradei

Compartilhe.