Etapa de Ilhabela da Brasil Ride Trail Run Series acontece neste domingo

Brasil Ride Trail Run Series Ilhabela (Wladimir Togumi / Brasil Ride)Brasil Ride Trail Run Series Ilhabela (Wladimir Togumi / Brasil Ride)

A segunda edição da Brasil Ride Trail Run Series em Ilhabela será realizada na manhã deste domingo (5), com a expectativa de muita adrenalina e fortes emoções no arquipélago turístico do litoral norte paulista. Ao todo, 450 corredores de 13 estados vão se desafiar e percorrer trechos únicos do município, com destaque para as trilhas do Parque Estadual de Ilhabela. Na distância longa, serão 19 km e 939 m de altimetria. Já na curta, 7,5 km e 304 m de altimetria.

A distância curta terá praticamente todo percurso dentro do que será percorrido na longa. Os primeiros dois quilômetros e meio são de trecho urbano, passando por estrada de terra, até que entra em uma trilha bastante técnica e escorregadia. Presença de pedras com limo, muitas bromélias e Mata Atlântica. Assim continua por mais 2,5 km, até a divisão de prova. Aí, cada grupo segue para lados diferentes.

“Para os inscritos na curta, no km 5 há uma descida bem técnica na mata, bem escorregadia, com 1,5 km por trilhas planas até chegar na praia. Ou seja, você desenvolve bem a corrida nos primeiros 2,5 km e no último 1,5 km. O miolo, é bastante travado, técnico e com subidas difíceis”, relata Rafael Campos, diretor de prova da Brasil Ride.

“O percurso de 19 km vai para o Mirante do Baepi, um deck a 300 m altitude em relação ao mar, com uma vista incrível de toda a baía de São Sebastião. Os corredores vão em direção ao Cume do Baepi, um dos pontos mais altos da Ilhabela, porém não chegam até lá. Quando atingem 430 m de altitude, começam a descer por uma antiga trilha local. Esse trecho faz parte do Parque Estadual de Ilhabela”, complementa Campos.

O percurso desce até chegar na orla e os atletas passam na frente da Escola de Vela Lars Grael, aonde vão correr um trecho na areia batida com o mar de fundo. A distância longa tem ainda uma última subida, de volta para o deck do Mirante, com mais 300 m de desnível e outra vez são contemplados com uma vista linda da região.

“Essa última subida é bem difícil, para em seguida descer por trilhas de Mata Atlântica. Os últimos 800 m são em trecho urbano. É uma corrida que mistura vários tipos de terreno. Será uma competição dura por conta da grande altimetria acumulada, de quase 1.000 m, passando por estradas de terra, trilha e praia. Há trechos escorregadios e também outros que dá para desenvolver bem a corrida. Ou seja, uma prova bastante dinâmica”, avalia Rafael Campos.

A organização estima a previsão de chegada para os primeiros colocados dos 19 km em cerca de 1h45. Alguns atletas, com a dificuldade, podem concluir em até 4h30. Já na distância curta, de 7,5 km, os líderes devem concluir o percurso em torno de 45 minutos. Quem fizer caminhando, deve levar cerca de 2h para cruzar a linha.