É baseado no Skate Homenagem Paraná, que foi realizado em fevereiro na cidade de Curitiba, sendo a primeira edição do Skate Homenagem. Um trabalho baseado no projeto Fotos de Gaveta Homenagens (que homenageava fotógrafos) só que dessa vez, nosso foco não foi uma profissão, mas uma região – o estado do Paraná. Local que contribuiu para o crescimento do esporte no país e para o fortalecimento do skate tupiniquim ao redor do planeta. E assim foi apresentado o SKATE HOMENAGEM PARANÁ.

Na ocasião foram homenageados Marco Maguila, Marcelo Calazans, Larissa Carollo, Miguel Catarina, Alex Carolino, Marcelo Santos, Alexandre Sal, Carlos de Andrade, Eduardo Dias e Cristian Sapo, através de uma exposição de artes customizadas no estilo caricaturas produzidas por NinoGrafs, com intervenção da artista letrista Angélica Lopes e com comunicação virtual através de ilustrações digitais do artista Bozer.

Com a mesma ideologia da primeira edição, iniciamos os trabalhos do Rio de Janeiro, onde já anunciamos os agraciados, através de postagens individuais com artes em letras de Angélica “LetterPrincess”, sendo 14 ao total e que fazem parte das homenagens do estado, que também contribuíram e/ou contribuem de forma contundente para a difusão do skate brasileiro ao redor do planeta.

Rio de Janeiro tem uma participação muito importante nesse trabalho de difusão do skate brasileiro pelo mundo, por conta dos skatistas que do estado despontaram para o mercado nacional e internacional, e que fizeram a diferença em uma época e área específica.

Acreditamos na importância de levar informação as novas gerações, mostrando como o skate foi construído em várias áreas que o skate navega e quem são seus protagonistas, não de uma maneira cronológica e/ou histórica, pois esse tipo de conteúdo requer um conhecimento e estudo muito mais técnico e elaborado, diferente da forma artística que queremos apresentar.

Nosso objetivo é lembrar de alguns nomes que foram e ainda são importantes para o estado do Rio de Janeiro com trabalhos contundentes, influenciando toda a cena brasileira de skate. Assim como fizemos com o trabalho de exposição e homenagens no projeto Fotos de Gaveta, onde o objetivo era ressaltar nomes da fotografia no cenário do skate tupinikim, com o Skate Homenagem buscamos ampliar o trabalho para outros profissionais, muitas vezes esquecidos por serem ofícios pouco evidenciados, como os skatistas por exemplo, mas não menos importantes. O Skate Homenagem é um projeto desenvolvido após a execução do Fotos de Gaveta Homenagens, produzido pelos mesmos idealizadores Marcos Bollmann e Alessandro McGregor, com assessoria de Cesar Gyrão nas edições do PR e SP e Guto Jimenez no RJ.

Configuram em nossa lista de homenageados: Alexandre Calmon, Cesinha Chaves, Guto Jimenez, Jorge Zunga, Edu Pessanha, Rio Ramp Design, Edmar Rodrigues, MHS, Ho-Ho, Leo Lopes, Bruno Funil, Coletivo XV, Júlio Feio e Allan Mesquita, eternizados através das caricaturas de NinoGrafs com intervenções da letrista Angélica Lopes.

O evento acontece em Janeiro na Cidade Maravilhosa, e em breve, estaremos divulgando data e local.

Evento: Skate Homenagem Rio de Janeiro
Diagramação Avatar Skate Homenagem RJ: Daniela Carrara
Arte Lettering: Angélica Lopes
Arte Caricatura Física: NinoGrafs
Avatar Skate Homenagem RJ: Bozer Cruz
Cobertura: Bela Tatuada, Campeonatos de Skate, Cruiser, InnerSport, Portal OH2C, Portal Tattoo, Tribo Skate, Revista CemporcentoSkate, Grito da Rua e Agencia Web SP
Apoio: Base 13, Boozone, Brasil Skate Camp, Comply, Land Feet, New Skate, Red Nose, Skate: Esse Carrinho Não Polui e Wear4US

Por Alessandro McGregor

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.