Família reunida no Circuito ASAG Ecosurf 2018

Foto: Pedro MonteiroFoto: Pedro Monteiro

Depois de dois dias de chuva intensa no Rio de Janeiro o dia amanheceu instável. As ondas chegavam a um metro e meio, mas a água muito gelada e o forte vento leste não convidavam muito para o surfe.

Caua Costa/ Foto: Pedro Monteiro

Se as condições não pareciam boas, ficaram. Boas direitas quebravam no canto direito de Grumari, em frente ao Quiosque do Russo, local onde foram montadas as tendas que serviram de estrutura para a segunda etapa do Circuito da Associação dos Surfistas e Amigos de Grumari.

Foi um dia intenso, com as baterias começando às 9 hs e terminando às 15 hs. Foram seis categorias em disputa e surfe para todos os gostos. A nova geração entrou na água primeiro, instigada pela realização à tarde do evento do Arpoador Surf Clube, na Zona Sul.

Foram quatro categorias decididas em sequência: Destaque para o surfista Cauê Ferreira, da nova geração do distrito de Figueira, em Arraial do Cabo, que levou uma equipe uniformizada e no foco para vencer. E Cauê representou, levando a melhor nas categorias Sub 12 e Sub 14.

Já na Sub 16 o melhor foi Diego Brigido, que travou um duelo com Gustavo Henrique e Sany Oliveira. Nessa final, Diego foi cirúrgico, surfando uma boa direita no início da bateria e  garantindo o título por menos de um ponto de diferença, em uma outra direita já nos 5 minutos finais de bateria. Nessa, Gustavo foi o segundo, com Sany em terceiro.

Na outra final da manhã, no Feminino Sub 16, em uma bateria com apenas duas atletas, Tainara Vieira bateu Nathalia Vicente, a segunda colocada.

Na sequência começou a categoria Open, principal do evento, com 28 inscritos. Foram quatro fases até ser conhecido o campeão. Final com quatro atletas que se destacaram: Thomas Smith, Fabiano Passos, Joel Dantas e Cauã Costa.

Aliás, Cauã não mostrou o surfe habitual nas primeiras apresentações. Mas na final estava iluminado. As melhores ondas vieram pra ele, que soube aproveitar as condições. Quem chegou mais perto foi Thomas Smith, muito a vontade nas ondas do Grumari, surfando bem encaixado. Thomas terminou em segundo, seguido de Joel Dantas e de Fabiano Passos, que não encontrou as ondas na decisão.

Fechando a etapa, na categoria Feminina Sub 12, Luana Paes, vencedora da primeira etapa, voltou a dominar as ações e levando a melhor no duelo contra Sofia Tinoco, que colocou pressão na adversária, mas finalizou em segundo. Vale destacar a coragem das meninas, em um mar pesado, com bastante corrente.

Por Pedro Monteiro

Compartilhe.