Eder vence os 29km do Trilha do Caveira

Foto DivulgaçãoFoto Divulgação

A Serra do Matoso, no Rio de Janeiro, recebeu os apaixonados por corrida trail run na primeira edição da Trilha do Caveira, em Itaguaí. O evento teve provas de 5km, 10km e 29km. A distância mais longa da etapa, o 29km, exigiu fôlego e boa estratégia dos atletas. E quem se saiu melhor entre os homens foi o soldado do Bope Éder Gomes de Mattos (2h16min13). Entre as mulheres, a campeã foi Cleusa Barros (3h08min50) da equipe Valverde. “Aqui é o quintal da minha casa. É a fazenda do caveira. A região é centro de treinamento do Bope e eu já conhecia. A Trilha do Caveira teve um percurso muito técnico. A corrida começou com trajeto plano, em seguida (após o km 10) foi um grande sobe e desce. No km15 a altimetria foi ainda maior. Foi muito bom! Vem caveira”, comemorou o soldado Éder Mattos.494356c09ae34e2Um dos principais colaboradores na criação do trajeto foi Sérgio Dantas, subtenente da Polícia Militar do Rio que já serviu por 20 anos no BOPE. O convite foi feito pela Spiridon Eventos, empresa responsável pela Trilha do Caveira. Ele comentou a vitória de Éder. “O trajeto foi muito inspirado nos treinos que faço por aqui. E o pessoal do Bope está acostumado com ladeira, ainda mais por conta da condição de relevo do Rio de Janeiro. Os policiais lidam com isso toda hora. Para completar, o Éder era atleta antes de entrar na polícia”, explica Sérgio Dantas

O percurso da Trilha do Caveira passou pela histórica “Estrada Calçada”, construída há mais três séculos pelos padres jesuítas, ligando hoje Itaguaí ao município vizinho de Piraí. Por lá passou D. Pedro I quando partiu do Rio de Janeiro para proclamar a Independência. Na prova de 10km ficou provado que o evento também é para quem tá disposto a encarar desafios. No masculino, o alagoano Paulo Machado Silva venceu com o tempo de 37mim55. Brígida Anjos de Figueiredo ganhou a categoria feminina (48min48).

“Eu moro em Maceió e vim participar de algumas competições no Rio de Janeiro. Foi uma satisfação conhecer Itaguaí. Eu me senti em casa nesse percurso pois moro no interior, costumo treinar em estrada de terra, além de praticar muita subida e descida. Fiquei feliz pois o clima me ajudou. Muita gente não gosto de calor mas eu já estou acostumado. Parabéns aos organizadores, excelente prova, água, batedor dando toda atenção durante o percurso e quando cheguei já tinha fruta. É só alegria”, finaliza Paulo Machado. Os vencedores da prova de 5km foram Mário dos Santos (19min47) e Sandra Medeiros (24min59).

Por Fernanda Villas Bôas

Compartilhe.