Definidos os classificados para o Itacoatiara Pro 2017

Foto: Tony D´Andrea/Itacoatiara ProFoto: Tony D´Andrea/Itacoatiara Pro

O segundo dia de disputas do Itacoatiara Pro 2017 teve início logo pela manhã, com boa formação e ondas de 1m sólido. Com o dia dedicado a definição dos 7 classificados para o evento principal pelas triagens do masculino e o começo das baterias do Pro Junior (atletas até 18 anos), não faltou emoção nas ondas de Itacoatiara. Para o sábado, dia da estreia das meninas e sequência do Pro Junior, o mar deve diminuir, exigindo ainda mais dos competidores. Distribuindo R$100.000,00, uma das maiores premiações do Circuito, e 5.000 pontos no ranking a etapa brasileira do APB World Tour chega a sua sexta edição e tem prazo até o dia 25 de junho, domingo, para ser encerrada.

Depois do término da segunda fase e passada também as oitavas de final, nas quartas, que contou com quatro competidores em cada bateria, apenas o vencedor de cada disputa garantiu vaga diretamente para o evento principal. Já os segundos colocados, precisaram passar por uma repescagem, que classificou os três primeiros para estar junto à elite. Primeiro atleta a garantir vaga no evento principal, o cearense Isaias Ravyc revelou a realização de um sonho com a classificação. “Estou muito feliz, venho batalhando há vários anos e esse ano consegui realizar esse sonho e estou bastante feliz e emocionado. Agora no evento principal, estou me preparando para fazer um bom resultado”, comentou o atleta.

Com um estilo alinhado no Itacoatiara Pro, Sócrates Santana também foi um dos 7 atletas que garantiram vaga na disputa principal. “Consegui alcançar o primeiro objetivo que era a vaga para o main event e agora vamos descansar pois teremos grandes nomes pela frente. Temos uma previsão do mar subir nos próximos dias e é preciso preparar o pulmão, já que Itacoatiara é pesada”, comentou o atleta que contou com uma torcida especial. “Estou mais uma vez prestigiando esse evento nessa praia maravilhosa e mais amarradão com a classificação do Sócrates Santana para o main event que é o nosso pupilo, nosso garoto de ouro do Brasil e agora é esperar o evento principal, com previsão de altas ondas e Sócrates Santana junto com a gente”, disse o hexacampeão mundial de bodyboard, Guilherme Tâmega.

Dentre os muitos atletas estrangeiros, Kenny Jonson, do Chile, foi outro atleta que irá desfilar entre as estrelas do esporte. “Me senti muito confortável pois onde vivo tem ondas muito parecidas com Itacoatiara e estou muito feliz e o objetivo é seguir avançando em um evento tão bom e bem organizado, com belas paisagens, mulheres lindas e gente muito boa”, comentou o chileno.

Organizador do evento e também competidor, Giuliano Lara foi um dos atletas que caíram na água hoje e comentou sobre a importância de trabalhar em duas frentes no Mundial.”A vontade de competir é ter o ponto de vista do atleta, nem que seja por vinte minutos, verificar se o som está bom e se está tudo funcionando sob o olhar de um competidor. Apesar de ter treinado bem, passar nas baterias e ganhar o campeonato não é a minha prioridade. O meu foco é que tudo esteja correndo bem no evento como um todo”, destacou o organizador do Itacoatiara Pro.

Após as baterias desta sexta-feira (16), classificaram para evento principal do Itacoatiara Pro 2017: Isaias Ravyc (Brasil); Nelson Flores (Chile), João Paulo (Brasil); Kenny Jonson (Chile); Sócrates Santana (Brasil); Marcelo Faudes (Chile) e Santiago Sanchez (Argentina). Os sete classificados se juntam aos quatro wild cards (Guilherme Tâmega, Lucas Faria, João Zik e Kalani Lattanzi) e aos 24 do ranking mundial, somando 35 competidores na briga pelo título.

Depois das triagens do masculino, foi a vez dos atletas até 18 anos caírem na água pelo Itacoatiara Pro 2017. Nesta fase, o primeiro e o segundo colocado de cada bateria se classificaram diretamente para as quartas de final, enquanto o terceiro e quarto não avançaram. Ao todo, quatro baterias entraram no mar e oito competidores garantiram vaga na próxima fase: Luan Tavares (Brasil); Eduardo Guzman (Brasil); Cristobal Fernandez (Chile); Gabriel Castro da Silva (Brasil); Thiago Silva (Brasil); Thiago Jatobá (Brasil); Lucas Almeida (Brasil) e Iago Davi do Nascimento (Brasil).

Por Danilo Caboclo

Compartilhe.