Já dizia os antepassados: “o corpo é o templo de Deus”. E como dádiva dada ao homem, nada mais justo que o mesmo cuide direito. No mundo em que vivemos, hoje, “se faz” necessário uma alimentação rápida, um pensamento rápido, uma resposta à velocidade da luz, contudo, o único organismo que pode até responder a essa exigência é o cérebro, o resto do corpo tem seu tempo e limite, e cabe a cada dono descobrir o seu. Para o surfista ou qualquer praticante de esportes aquáticos faz-se necessário uma atenção maior na manutenção desse templo, chamado corpo humano. Uma das melhores formas de manutenção é a alimentação. Com o alto gasto energético, o atleta necessita de mais combustível e é nessa hora que a atenção é exigida. Lendo em livros sobre o assunto e conversando com profissionais competentes vi que não existe uma dieta que possa encaixar todos de um modo geral, mas existem hábitos de senso comum.

Vamos começar por uma palavrinha que já foi até titulo de música: respeito. Saiba ouvir seu corpo, pois é uma fonte de sabedoria e ele vai te indicar o que necessita. Não pule refeições, mesmo que você não goste de tomar café da manhã, por exemplo, coma pelo menos uma fruta, já, que, seu estômago está há cerca de 6 horas, sem comida. Dê preferência a frutas, verduras, cozidos, grelhados, evite frituras e fast food, e claro: não exagere nos doces. Se a refeição foi farta, não é recomendado que se faça exercício logo em seguida, pois durante a prática ocorre um desvio de fluxo sanguíneo para os músculos utilizados na atividade e ocorre outro desvio de fluxo sanguíneo para a região abdominal, onde se encontra o alimento. E esses desvios podem acarretar num menor fluxo para o cérebro, possibilitando assim uma congestão.

E uma das mais importantes, beba muita água, se possível 2 litros ou mais, isso é o que equivale a cerca de 10 copos por dia. Para compor uma alimentação balanceada é necessário levar em consideração sua idade, seu sexo, seu peso e seu nível de atividade física. Alimentando-se bem você conseguirá ótimos benefícios. Seu sistema imunológico ficará saudável, e assim poderá dedicar mais tempo ao esporte e outras atividades. Reduz-se a probabilidade de lesões e além do básico, digamos feminino, sua pele e cabelos ficarão mais saudáveis e bonitos.

Redação InnerSport

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