Costa Rica (MS) reúne ciclistas de 12 países para o Mundial MTB 24h Solo no Brasil

Taylor Lindeen na competição em 2018 (Russ Baker / Divulgação)Taylor Lindeen na competição em 2018 (Russ Baker / Divulgação)

O município de Costa Rica, no norte do Mato Grosso do Sul, já vivencia o clima do Campeonato Mundial Mountain Bike 24 Horas Solo, realizado de forma inédita no Brasil. Neste final de semana (entre os dias 27 e 28), mais de 500 ciclistas de 12 países e 18 estados brasileiros disputarão a competição internacional. Em paralelo ao evento, será realizado na manhã do domingo (28) a quarta edição da Brasil Ride Trail Run Series, reunindo mais de 150 corredores de montanha.

O canadense Cory Wallace, atual bicampeão do mundo, é apontado como principal favorito ao título da temporada. Entre os nomes que tentarão ocupar o trono de Cory, estão o vice-campeão da edição anterior, o norte-americano Taylor Lindeen, e o goiano radicado em Brasília (DF), Mario Veríssimo, vencedor do Pré-Mundial em 2018 e campeão brasileiro de maratona neste mesmo ano. Atletas como o britânico Andrew Howett, o paraguaio Ernesto Rodrigues, correm por fora.

Na elite feminina, a promessa também é de uma disputa de alto nível pelo título. Três ciclistas estrangeiras, a italiana Gaia Ravaioli, a ucraniana Elena Novikova (UCR) e a britânica Naomi Freireich despontam como favoritas ao título da edição de 2019. No entanto, elas terão a concorrência das ciclistas locais Kátia Franco, Daniela Borges, Fabrícia Terra, Sheila Gomes e Lilian Pio.

“Temos a certeza de que as disputas das elites feminina e masculina serão bastante equilibradas no Mundial MTB 24h Solo. No entanto, acredito que a briga nas categorias por idade para saber quem serão os campeões mundiais dará muito o que falar, assim como na PDC – pessoas com deficiência, com um grande número de inscritos. Por 24 horas, o município irá respirar intensamente o mountain bike. Quem ganha com isso é o público e também os amantes do esporte”, comenta Mario Roma, organizador do Mundial MTB 24h Solo e organizador da Brasil Ride.

Transmissão ao vivo – O Mundial MTB 24h Solo terá transmissão ao vivo nas redes sociais da Brasil Ride, no YouTube e no Facebook. Confira os horários previstos – todos de Brasília (UTC/GMT: -3), ou seja, uma hora depois do horário local de Costa Rica: 12h45 (abertura), 15h, 17h, 19h, 22h, 1h, 8h, 10h e 12h (encerramento).

O circuito do Mundial – O circuito de Costa Rica para a edição de 2019 do Campeonato Mundial Mountain Bike 24 Horas Solo conta com 29 km de extensão e 500 metros de altimetria acumulada, tendo como atrações a passagem pela belíssima cachoeira do Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú e também pelo meio de uma pedreira ativa da cidade.

Números da edição – Estão confirmados os seguintes países no Mundial MTB 24h Solo: Brasil, Canadá, EUA, Itália, Reino Unido, Paraguai, Ucrânia, Argentina, México, Portugal, Austrália e Espanha. Com o total de 241 participantes na disputa solo, a edição de 2019 supera o Mundial da Escócia, em 2018, quando 151 ciclistas estiveram no país do Reino Unido, em Fort William.

Compartilhe.