Connor vence o 1º QS 10 Mil 2016

Conner O'Leary (red) is the winner with Joan Duru (blue) the runner-up in the final of the Ballito Pro presented by Billabong.Conner O'Leary (red) is the winner with Joan Duru (blue) the runner-up in the final of the Ballito Pro presented by Billabong.

O primeiro QS 10000 do ano realizado na África do Sul foi vencido pelo australiano Connor O´Leary. O único brasileiro a chegar em boa posição foi o capixaba Krystian Kymerson, que perdeu o primeiro confronto do dia e ficou em quinto lugar, somando importantes 5.200 pontos que o levaram de 303 para 23 no ranking do WSL Qualifying Series. Já os 10.000 pontos da vitória valeram a vice-liderança para O´Leary, que na bateria final derrotou o melhor surfista do último dia nas ondas de Willard Beach, Joan Duru. O francês assumiu a terceira posição com o vice-campeonato e o brasileiro Deivid Silva retornou ao quarto lugar no ranking que classifica dez surfistas para o World Surf League Championship Tour.

O australiano Connor O´Leary também surfou muito bem e recebeu notas no critério excelente dos juízes para superar seus adversários. No duelo australiano que fechou as quartas de final, o jovem Ethan Ewing começou forte com 9,73 e O´Leary só garantiu a vitória quando tirou um 8,17 para somar no placar encerrado em 15,50 a 14,56 pontos. Nas semifinais, também estava perdendo para o havaiano Ezekiel Lau, mas sua última onda foi fantástica, ele arriscou tudo e arrancou 9,57 dos juízes para vencer por 16,74 a 14,60 pontos.

O resultado do QS 10000 Ballito Pro provocou quatro mudanças de nomes na lista dos dez indicados para completar a elite dos top-34 da World Surf League. Um dos que ingressaram no G-10 foi o campeão na África do Sul, Connor O´Leary, que subiu do 15º para o segundo lugar no ranking. Os outros foram o havaiano Ezekiel Lau (de 23º para 5º) e mais dois australianos, Ethan Ewing (de 22º para 6º) e Cooper Chapman (de 12º para 9º). Eles tiraram do G-10, o marroquino Ramzi Boukhiam (caiu de 10º para 15º), o neozelandês Billy Stairmand (de 9º para 16º), o norte-americano Tanner Gudauskas (de 7º para 18º) e o argentino Santiago Muniz (de 11º para 25º).

Fotos Cestari

Por João Carvalho

Compartilhe.