Circuito de Surfe dá exemplo socioambiental

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Pensando no meio ambiente e também no exemplo para a próxima geração, o Circuito Surf Talentos Oceano terá o seu próprio Sistema de Gestão Ambiental (SGA), com processo de melhoria contínua, a partir da primeira etapa de 2018.

Será o primeiro Circuito de surfe a contar com um próprio SGA. O projeto será conduzido por um Profissional legalmente habilitado (Biólogo, Pós Graduado em Gestão, Perícia e Auditoria Ambiental), inclusive contemplando neutralização das emissões de Gases de Efeito Estufa através do Programa CarbonOk.

Segundo o Responsável Técnico pela Gestão Socioambiental do Circuito, o biólogo Reinaldo Langer Jaeger, “o principal objetivo do SGA é identificar todos os impactos ambientais negativos e positivos que envolvem os eventos, e planejar ações de gestão para eles. A tendência com a melhoria contínua do SGA é que os impactos negativos sejam eliminados e/ou compensados, e os impactos positivos sejam potencializados. Além disso, o Circuito está se tornando uma grande ferramenta de conscientização e educação socioambiental para a população”.

O Keep The Ocean Blue participa de forma efetiva no Circuito, desenvolvendo uma série de ações que são fundamentais para o SGA atingir os seus objetivos. O Projeto é uma Ação de Responsabilidade Socioambiental da empresa Oceano Surfwear.

Antes do evento começar, a equipe do Keep The Ocean Blue chega ao local para realizar atividades educacionais com as crianças da escola local. A visita é formada por uma equipe contendo quatro atletas, um Vídeo-maker, um Biólogo e o Fotografo Marcio David (Idealizador das ações Nas Escolas). Conforme o Márcio, “o objetivo é sensibilizar e conscientizar as crianças para os problemas causados pelos resíduos sólidos (destaque para o plástico) presentes nas praias e nos oceanos, estimulando-as, por meio do esporte, a tomarem atitudes de preservação ambiental, através da ativação da percepção do impacto que a natureza vem sofrendo”.

Durante a realização de todo o evento, o Circuito apresenta Coleta Seletiva, copos ecologicamente corretos, camisetas produzidas com tecido de garrafa PET e estampa com tinta a base de água, ação de limpeza de praia, pesquisa sobre as características do lixo encontrado na praia, elaboração de documento técnico com sugestões socioambientais para a gestão dos resíduos sólidos na praia, exposições, incentivo à alimentação saudável, atividades físicas orientadas por profissionais habilitados, ações de preservação e recuperação de áreas de preservação permanente, ações de educação socioambiental e interação com instituições, projetos e movimentos locais.

Além disso, para não contribuir com o Aquecimento Global, o Circuito Surf Talentos aderiu ao Programa CarbonOk, que é um programa de neutralização de emissões de Gases de Efeito Estufa, composto por uma equipe multidisciplinar especializada em mecanismos de desenvolvimento limpo e Mudanças Climáticas. São utilizadas metodologias internacionalmente reconhecidas e diretrizes recomendadas pela norma brasileira ABNT. Todos os trabalhos realizados são acompanhados pela Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), emitida por profissionais legalmente habilitados.

Está sendo realizado pelo Programa CarbonOk o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, que tem por objetivo quantificar as emissões de gases produzidos e que vão para a atmosfera. A partir deste valor se calcula quantas árvores serão necessárias plantar para neutralizar este impacto negativo. Os plantios são feitos com espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica, buscando além da neutralização do CO² outras vantagens socioambientais associadas: alimentação e habitat para a fauna, presença de flores para os processos de polinização; recuperação de área degradada; controle de processos erosivos; além de aliar conceitos de paisagismo.

Conforme o Promotor do Circuito, Frederico Leite, “o Circuito Surf Talentos cresceu muito com a ampliação das ações socioambientais, se estabelecendo como um evento que vai muito além de um simples campeonato de surfe, gerando muitas contribuições para a sociedade”.

Por Redação InnerSport

Compartilhe.