Circuito Surf Talentos Oceano fechará temporada

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Um dos maiores Circuitos de Surfe do Brasil, o Circuito Surf Talentos Oceano, fechará o ano de 2018 com chave de ouro em uma das mais tradicionais praias do surfe competitivo nacional. A praia da Vila, em Imbituba, já sediou etapas do WCT, WQS, Profissionais brasileiros e Catarinenses, além de campeonatos de Ondas Grandes.

A competição acontecerá nos dias 01 e 02 de dezembro e também será válida como a última etapa do Circuito SC-TOUR da FECASURF (Federação Catarinense de Surf), consagrando os Campeões Catarinenses de 2018! Desta maneira, a disputa será grande, com alguns dos melhores atletas do país lutando pelo título do Circuito e pelo título Catarinense.

As Categorias do Circuito Surf Talentos Oceano são: Junior; Mirim; Iniciantes; Infantil; Petiz; Feminino Open; Feminino Sub12 e Feminino Sub16. Como o evento pontuará também para o Circuito da FECASURF, serão adicionadas também as categorias Open e Master. Será incorporada uma Categoria Local. As inscrições devem ser realizadas diretamente com a FECASURF.

Como o foco do Circuito Surf Talentos Oceano é formar novos talentos e dar apoio total para as futuras gerações, a pegada socioambiental se manterá forte, encabeçada pelo Projeto Keep The Ocean Blue, almejando contribuir para a formação cidadã destes atletas no que tange a conscientização e educação ambiental. Haverão as tradicionais atividades, como Gincana Consciente, Quiz das Redes Sociais, Ação na Escola, Exposições, jogos, limpeza de praia, neutralização das emissões de gases de efeito estufe, coleta seletiva, dentre outras. Este é um Circuito com Sistema de Gestão Ambiental (SGA) próprio, acompanhado por profissional tecnicamente e legalmente habilitado (Biólogo, Pós Graduado em Gestão Ambiental).

Durante a etapa do Campeonato Mundial ISASurfing em outubro deste ano, em Huntington Beach (Califórnia – USA), a equipe do Projeto Keep The Ocean Blue pôde conhecer uma metodologia de limpeza de praia de país de primeiro mundo, onde eram disponibilizados os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e demais materiais necessários para as pessoas coletarem os resíduos voluntariamente. A ideia é fomentar atitudes exemplares e tentar “importar” esta metodologia para testar no Brasil, dentro da filosofia do “Pague Seu Ingresso”, criada e defendida pelos membros do Keep The Ocean Blue.

Nesta edição, as ações socioambientais terão o reforço da Ecosurf (Núcleo de SC) e do Projeto de Monitoramento Mirim Costeiro, que são sediados no município e executam um maravilhoso trabalho na região, inclusive recebendo diversas premiações em âmbito nacional. Terão exposições, jogos, museus e uma ação de pesquisa sobre os micro-resíduos da areia da praia.

Na parte social e esportiva, esta edição contará com dicas preciosas da Escolinha do Bananinha, que a anos executa um trabalho social no município envolvendo o surfe, e que nos últimos anos ganhou reconhecimento nacional e até internacional. Para somar ainda mais, haverá um treinamento funcional de surfe para os atletas e espectadores, oferecido pelo Estúdio De Bona, por meio do Personal Treiner Eduardo.

Por Surf Talentos Oceano

Compartilhe.