Circuito Silverbay define os primeiros campeões

Kailani Renno / Foto Basilio Ruy_P.P07Kailani Renno / Foto Basilio Ruy_P.P07

“É só montar um palanque de campeonato na praia da Ferrugem, que as ondas aparecem!”, comentou o “legend” local Otomar Ribeiro (Neném), durante o último dia de disputas da primeira etapa do Circuito Silverbay 2019. Foi um final de semana com altas ondas e baterias eletrizantes na “Capital do Surf Catarinense”, que mais uma vez ratificou o título recebido pela cidade na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) em 2003.

Com lotação máxima de 158 atletas divididos em 10 categorias, a competição valeu pontos para a 3ª etapa do Circuito Fecasurf SCQS 6.000. Muitos competidores não conseguiram se inscrever, e tiveram que aguardar a abertura de eventuais vagas na lista de “alternates” do campeonato, que chegou a quase 60 nomes.

Personalidades do surf brasileiro que fizeram história no esporte como Everaldo “Pato” Teixeira e o ubatubense Zecão, ambos big riders de fama internacional, além de Amauri “Piu” Pereira e do potiguar Joca Junior, ex-integrantes do Circuito Mundial do WCT nos anos 90, acompanharam seus filhos ou atletas na competição.

Para Joca Junior, o circuito Silverbay é referência no Brasil. “Vim do Rio Grande do Norte acompanhando meu filho (Samuel Joquinha), porque sabemos da qualidade técnica dos atletas do sul. Não é a toa que Santa Catarina é bicampeã brasileira de surf amador por equipes. Gostaria de agradecer a Silverbay e a Fecasurf pela ótima recepção que tivemos nesses dias e pretendemos voltar para as próximas etapas”, declarou Joca.

Quatro campeões foram conhecidos no sábado. A categoria Junior abriu as finais do dia reunindo dois catarinenses, um baiano e um paraibano, que ficou com o título da etapa. Felipe Alves conseguiu a onda salvadora no final virando em cima do catarinense Hedieferson Junior (2º), com o baiano Kayki Araújo (3º) e Tayron da Silva (4º) fechando os números da disputa.

Na sequência, a paranaense Andressa Carvalho dominou a decisão da Feminino Open e levantou o troféu. Kayki Araújo foi pra sua segunda final do dia e venceu a Mirim de virada no final da bateria, em cima de Luiz Mendes. O potiguar Samuel Joquinha (3º) e o catarinense João Vitor Guimarães (4º) completaram o confronto.

Quatro catarinenses disputaram o título Open, no último embate de sábado. Vitória de Ramiro Rubim, que além da primeira posição, estabeleceu a maior nota da competição (8.75). Em segundo ficou Luiz Mendes, com Rodrigo Couto em terceiro e José Luiz Melo em quarto.

O domingo decisivo na Ferrugem definiu as seis categorias restantes, com as ondas mantendo a mesma qualidade do dia anterior. O catarinense Caetano Silveira confirmou a excelente fase que atravessa, e repetiu o resultado da segunda etapa realizada no Santinho, em Floripa. Caetano venceu a categoria Iniciantes Sub14.

O campeão da categoria Petiz Sub10 foi Kailani Renno, filho do “legend” Zecão, veterano big rider dos anos 80. “Estou impressionado com o nível dos atletas e a organização do evento. Parabéns para todos que realizaram esse campeonato. Obrigado pela recepção que tivemos da Fecasurf e da Silverbay”, comentou Zecão, enquanto arrumava as malas para a viagem de volta a Ubatuba(SP).

A categoria Feminino Sub16 teve uma batalha acirrada definida nos centésimos a favor de Ana Luiza Romão, de São Francisco do Sul(SC). A loirinha repetiu o resultado de 2018, e venceu sua divisão.

Adriano Camargo veio de Juqueí(SP) para vencer a Master. Ele superou o catarinense Adriano Lemos, que ficou em segundo lugar e manteve a liderança do ranking da categoria após três etapas. Diretamente de Balneário Camboriú(SC), Antonio Vitorino venceu a Infantil Sub12, em mais um confronto apertado, deixando o paranaense Lukas Camargo com o segundo posto.

A última final do domingo foi a Feminino Sub12. A paranaense Luara Mandeli e a catarinense Isabelle Nalu (filha do big rider Pato) fizeram a mesma pontuação (7.75), e tiveram que ir para o critério de desempate. Melhor para Luara, que reencontrou a vitória e levou o título da categoria para Matinhos (PR).

A próxima parada do Circuito Fecasurf SCQS 6.000 está marcada para o próximo final de semana, dias 20 e 21 de abril, feriado de Páscoa, na praia da Cigana, Farol de Santa Marta, Laguna(SC). O surf competição em Santa Catarina não para!

Compartilhe.