Brasileiros seguem firmes no QS 6000 da Austrália

Ian Gouveia / Foto Manly Dunbar
Ian Gouveia / Foto Manly Dunbar

As ondas continuam pequenas em Manly Beach, onde acontece a segunda etapa seguida do WQS 6000 na Austrália. Os surfistas tiveram que lutar bastante para achar boas ondas e sete sul-americanos conseguiram se classificar para as oitavas de final do Vissla Sydney Surf Pro. Foram cinco brasileiros, Jadson André que defende a liderança do ranking, Jessé Mendes, Ian Gouveia, Thiago Camarão e a gaúcha Tatiana Weston-Webb. O peruano Alonso Correa e o uruguaio Marco Giorgi também avançaram e todos vão enfrentar surfistas de outros países.

O potiguar Jadson André, o pernambucano Ian Gouveia e o peruano Alonso Correa, tiveram que encarar o mar difícil da sexta-feira duas vezes, pois competiram nas baterias restantes da terceira fase que abriram o quinto dia. Ian passou em segundo lugar na primeira e o catarinense Mateus Herdy foi eliminado nessa. Depois, venceu a quinta batalha por vagas nas oitavas de final, com o uruguaio Marco Giorgi completando uma dobradinha sul-americana sobre o português Vasco Ribeiro. Ian vai enfrentar o japonês Hiroto Ohhara nas oitavas.

“O ano passado foi difícil pra mim, mas aprendi muito”, disse Ian Gouveia, que perdeu sua vaga na elite do CT em 2018. “Foi difícil pra mim lidar com isso, mas certamente serviu como uma grande experiência que pode me ajudar a voltar para lá. Estou feliz por ter surfado bem essa bateria e por estar chegando perto de um bom resultado que ainda não tive esse ano. Ainda sou jovem e estou preparado para voltar ao CT. Acho que todas as lições serviram de aprendizado, que vou usar para competir em eventos como este. Espero avançar mais algumas fases para quem sabe fazer a final aqui”.

Assim como Ian Gouveia, o potiguar Jadson André também passou em segundo lugar no segundo confronto do dia, vencido pelo neozelandês Ricardo Christie. Os dois voltarão a se enfrentar numa disputa direta pela última vaga para as quartas de final. Jadson ganhou a última bateria masculina do dia na sexta-feira, encerrada com o peruano Alonso Correa sacramentando a segunda dobradinha sul-americana na quarta fase. A vítima foi o australiano Matt Wilkinson, que no ano passado foi rebaixado do CT para o QS.

Nas oitavas de final, eles terão um confronto direto com a Austrália. O recordista Thiago Camarão enfrenta Nicholas Squiers na terceira bateria e Jessé Mendes entra na seguinte com Jacob Willcox. A quinta é a do Ian Gouveia com o japonês Hiroto Ohhara. O uruguaio Marco Giorgi está na sexta com Matt Banting e o peruano Alonso Correa pega outro australiano na sétima, Liam O´Brien. O líder do ranking, Jadson André, fecha a rodada disputando a última vaga para as quartas de final com o neozelandês Ricardo Christie.

Compartilhe.