Chicão e Alessandra vencem o 13º GP Summer Sprint

Chicão Ferreira - Foto: Romulo CruzChicão Ferreira - Foto: Romulo Cruz

Os triatletas Chicão Ferreira e Alessandra Carvalho garantiram no último domingo (22) o título do 13º GP Summer Sprint de Triathlon, realizado em Balneário Camboriú. Competindo em casa, a dupla dominou os 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida com percurso largando na Praia Central. Um dos atletas mais experientes e vitoriosos do país em provas da modalidade, Chicão dominou a prova do começo ao fim. Como é sua característica, o mineiro radicado em Santa Catarina abriu forte e logo na primeira transição já tinha 30s de vantagem para o pelotão formado por João Neto, Matheus Ghiggi, campeão da prova em 2016, Yago Alves, Ricelli Cunha e Francisco Lecot.

Alessandra Carvalho – Foto: Romulo Cruz

No ciclismo, Chicão atacou desde cedo e encarou a subida do Morro da Rainha com bastante atitude abrindo ainda mais distância para os adversários. A vantagem de 30s passou para mais de 1m30s na segunda transição, o que deu bastante confiança para o experiente competidor fazer uma corrida com segurança e garantir o título com 57m11s. João Neto (2º) e Matheus Ghiggi (3º) completaram o pódio. “O velhinho ainda está dando para o gasto”, brincou Chicão. “Eu sabia que tinha que forçar na natação e sair para correr bem, pois os meninos estão vindo forte. Foi importante ver que estou em uma forma boa e que já não sinto mais dores das lesões que tive esse ano. Consegui colocar minha estratégia em prática e ainda corri forte”, disse Chicão após a vitória.

Entre as mulheres, Alessandra Carvalho confirmou o bicampeonato da competição, mas a vitória veio nos metros finais. Natalia Mello dominou a natação e o ciclismo e na saída para a corrida tinha quase dois minutos de vantagem para Alessandra. No entanto, a atleta a bicampeã da prova fez uma excelente corrida para garantir o título com 1h11m56s. A terceira posição ficou com Monica Tavares “Eu já esperava que a Natalia fosse andar bem nessa prova, pois ela é uma atleta que está evoluindo bastante. Fiz o possível para nadar o mais próximo dela, pois sabia que ela ia abrir um pouco no pedal. Dei tudo na corrida e deu certo a estratégia. Gostei bastante do meu rendimento e estou muito feliz com o bicampeonato”, disse Alessandra.

Destaque também para a performance do paratleta Jorge Fonseca. Vice-campeão do Campeonato Americano, disputado nos Estados Unidos e quarto colocado nas etapas da Austrália e Japão do Circuito Mundial da ITU, todos realizados em 2017, Jorge venceu sua categoria e ainda chegou na oitava posição geral da prova com 1h10m25. Ao final, o atleta cruzou a linha acompanhado da família e foi ovacionado pelo público.

Por Danilo Caboclo

Compartilhe.