Chianca brilha na abertura do QS 3000 do Chile

Lucas Chianca (BRA) (Nicolas Diaz)Lucas Chianca (BRA) (Nicolas Diaz)

O big-rider Lucas Chumbo Chianca, campeão da etapa do WSL Big Wave Tour de Nazaré, em Portugal, foi o destaque do primeiro dia do tradicional Maui and Sons Arica Pro Tour, iniciado na terça-feira (29), no Chile, com 108 surfistas de 19 países. A etapa do QS 3000 começou com ondas de 6 pés sólidos quebrando numa das bancadas de pedras mais perigosas do circuito. O brasileiro de Saquarema (RJ) surfou os melhores tubos do dia e fez as marcas a serem batidas em El Gringo, nota 8,00 e 15,33 pontos. Foram realizadas dez baterias, até o vento entrar acabando com a boa formação das ondas.

Apesar do sólido swell, com as séries bombando tubos de 6 pés em El Gringo, a maioria das ondas entrava fechando rapidamente. Foi assim nas primeiras baterias do dia, iniciado com vitória chilena de Roberto Ilufin por apenas 8,03 pontos. Nos cinco confrontos seguintes, ninguém conseguiu superar esse baixo placar, isso até um especialista em ondas grandes entrar no mar para estrear no QS 3000.

O saquaremense Lucas Chumbo Chianca parece ter atraído os tubos e saiu de dois canudos adrenalizantes para receber as maiores notas do dia em El Gringo, 8,00 e 7,33. Ele competiu na sétima e penúltima bateria da primeira fase, fazendo os recordes do evento com os 15,33 pontos que totalizou. O chileno Andro Goravica passou em segundo lugar com apenas 5,80 pontos nas duas notas computadas, superando os 5,57 do brasileiro João Jucoski e os 2,70 do seu compatriota, Ale Diaz.

A segunda fase foi iniciada em seguida, quando o vento já começava a agir negativamente na formação dos tubos, dificultando ainda mais a ação dos surfistas na perigosa bancada de El Gringo. Os norte-americanos Ryland Rubens e Austin Neumann passaram juntos na primeira bateria e o mexicano Sasha Donnanno derrotou três brasileiros na segunda. Na briga pela segunda vaga para a terceira fase, Pedro Neves despachou Guilherme Vilas Boas e Renan Peres, que ocupava a terceira posição no ranking sul-americano da WSL South America, liderado pelo peruano Alonso Correa com outro brasileiro em segundo lugar, Wesley Santos.

Por João Carvalho

Compartilhe.