CBSK envia carta aberta ao COB

Na quarta-feira (29/07), a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) enviou uma carta aberta à Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB). Nela manifestamos a nossa posição quanto à eleição da nova Comissão de Atletas do COB, marcada para o final do próximo mês de agosto.

Historicamente, esse pleito ocorre sempre durante as Olimpíadas de Verão, e seus eleitos seguem no cargo até o próximo ciclo olímpico. Porém, com o adiamento dos Jogos de Tóquio por conta da Covid-19, as eleições da Comissão de Atletas por parte do Comitê Olímpico Internacional e do Comitê Paralímpico Internacional também foram adiadas para o ano que vem. Acreditamos que assim também deveria ser feito pela Comissão que representa os atletas brasileiros, inclusive com o intuito de atender aos preceitos da Carta Olímpica.

Desta forma, respeita-se o ingresso no pleito não só das modalidades esportivas estreantes, como também de todos os atletas que tiveram seus objetivos de participar pela primeira vez de uma Olimpíada adiados por mais 1 ano, para 2021, já que o exercício do voto é atrelado à participação em pelo menos uma edição dos Jogos.

Assim sendo, mantemos nossos objetivos de criar oportunidades e igualdade através do esporte, de acordo com o DNA da entidade. Para tal contamos com o entendimento e bom senso daqueles que lideram e representam os maiores protagonistas do universo esportivo-olímpico, os atletas.

Leia a carta na íntegra aqui